O I Encontro de Gestores sobre Projeto Estruturais de Políticas Públicas para População Negra surgiu como resultado de uma intervenção política do Instituto Raízes de Áfricas, junto ao presidente da República do Brasil e aconteceu nos dias 06/07 de março, em Maceió,AL.
A proposta do encontro foi reunir prefeit@s e gestor@s das três esferas de governo, na criação de uma discussão aproximada para o conhecimento e conseqüente implementação das políticas públicas, já existentes, que impactem na vida da população negra de Alagoas, uma das mais pobres no país.
E foi essa iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas que despertou o interesse do Gestor que trabalha com refugiados na Alemanha, Adauto de Souza, assim falou ao responder o convite formulado pelo Instituto Raízes de Áfricas: “Acho da maior importância o projeto e te digo que um evento desses seria bem visto aqui em Berlin. Parece um pouco com projetos chamados de integração de migrantes aqui na Alemanha. E têm muitas organizações sociais, fundações atuando nesse conceito. Tanto na busca de soluções nas questões básicas, que aqui se compreende: educação, moradia, saúde, trabalho ou qualificação profissional, desenvolvimento e sociabilização.
E acrescenta: “Eu mesmo nesses meus 17 anos que aqui moro, passei por várias fases da minha integração aqui na Alemanha. E hoje, pode-se dizer, que na sequencia passei a gestor também e com o meu grupo estamos trabalhando com refugiados (africanos, sírios, iraquianos, etc) juntamente com várias organizações e fundações nesse processo de gerar políticas publicas para atender e integrar e colocar na sociedade pessoas que vieram muitas das vezes em condições de vida quase destruídas em seus países em guerra e conflitos. Acredito mesmo, pelo que vivo e vejo aqui, que esse tipo de ação deveria ser espalhar por todo o país e com a participação de todos à nível de governo federal, estadual e municipal e as organizações voltadas para esse tipo de luta junto a população que precisa, nesse caso seu a população negra de Alagoas.
Meus parabéns pelo belo trabalho...”
A iniciativa do I Encontro de Gestores sobre Projeto Estruturais de Políticas Públicas para População Negra, surgida nas Alagoas de Palmares, repercutiu na Alemanha...