A Roda de Diálogos: "Leituras Contemporâneas sobre Imaginário, Sociedade, Racismo e Empreendedorismo", aconteceu dia 21 de fevereiro, das 9 às 13 horas, na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, AL.

Idealizada pelo  Instituto Raízes de Áfricas, com apoio da Federação da Indústria  e  Governo do estado de Alagoas a Roda se transformou em  um espaço de formação, de troca de experiências, de desabafos.

Com a lotação bem acima do limite  o  espaço  da Sala dos Conselhos inaugurou diálogos, confraternizou a palavra  das muitas gentes diversas e diversificadas. Das turmas de Direitos do professor Carlos Martins, da UNINASSAU às representações do movimento negro e de matriz africana.

Veio gente do município de Carneiros, AL, e gente da comunidade quilombola de Caboclo.

Também tinha gente do Teatro e da Universidade Federal de Alagoas.

Na abertura da Roda a militante da juventude negra, estudante de Serviço Social da UFAL, Mirian Soares se fez poema preto e declamou resistências.

O silêncio produzido após a exibição do Documentário Abayomi, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas e produzido pela TVE Alagoas,  falou do impacto que o racismo causa nas pessoas.

Giovanni Harvey, consultor em Políticas Públicas, Programas e Projetos de Ações Afirmativas, diretor da Incubadora Afro Brasileira e ex-secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República criou conversas primorosas, com dados ricos em conteúdo e significado, consubstanciando o debate racial com foco na  abordagem da  sustentabilidade social, econômica, cultural e espacial.

Presente a atividade Renata dos Santos, Secretária Especial do Tesouro Estadual, da SEFAZ referendou a  Roda de Diálogos  asseverando que o esforço de  ouvir as diferenças  na busca de discutir a igualdade é um passo importante para a formulação de políticas públicas.

Apoiador/parceiro  da atividade, o  Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, afirmou que atividades como a Roda de Diálogos  se constitui em um valioso instrumento/exercício de escuta e fala, produzindo assim  reflexões sobre o novo olhar  no governo Renan Filho,de pensar o estado,  a partir da sustentabilidade que contemple os diversos grupos.

Prestigiada a Roda de Diálogo agregou gentes e produziu conversas e resultados  significativos.

Foi um sucesso!