Uma megaoperação para remanejar 320 presos entre o Complexo Penitenciário e o Presídio do Agreste, foi realizada nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O objetivo é manter a ordem e a segurança nas unidades prisionais do estado.
Segundo informou a Seris, os detentos realocados estão em processo de permuta e todo o procedimento contará com a participação de agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), das unidades penitenciárias e do Serviço de Inteligência da Ressocialização.
Além das forças de segurança do sistema penitenciário, atuarão policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Aéreo, Pelotão de Operações Policias Especiais (Pelopes) e Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).
Serão feitos os procedimentos de contagem, revista e triagem com os apenados. Somente neste ano, os agentes movimentaram mais de 1200 internos nos presídios alagoanos. Todas as ações ocorreram dentro das diretrizes traçadas pela Seris.
Leia também: Estado faz nova transferência de detentos em Alagoas
Prevendo conflitos, 540 detentos são transferidos para o Presídio de Segurança Máxima
De acordo com o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, as megaoperações são permanentes e preventivas. "O Governo do Estado não medirá esforços para fortalecer a segurança nos presídios. Com as ações reafirmamos o controle dos presídios e, principalmente, a integridade física de todos", comenta o secretário.