Com a possibilidade de o senador Benedito de Lira (PP) em disputar o governo de Alagoas, em 2018, reeditando a eleição de 2014 quando enfrentou Renan Filho (PMDB), o Partido Progressista passaria a vez para o deputado estadual Tarcizo Freire que está em seu primeiro mandato na Casa Tavares Bastos. Tarcizo foi candidato a prefeito de Arapiraca no pleito de 2016 sendo o terceiro mais votado com 23.850 votos (22,46%).

A informação não foi confirmada nem negada pela assessoria do parlamentar, mas surge como uma novidade no campo da política em Arapiraca que é o maior colégio eleitoral do Estado de Alagoas (135.998 eleitores) e que merece ter um senador representando a capital do Agreste. Tarcizo Freire é tido como candidato muito forte na disputa à reeleição para a Assembleia Legislativa (ALE) em 2018.

Saga de suplência

Atualmente, Arapiraca conta com o ex-prefeito Severino Leão como segundo suplente do senador Fernando Collor de Melo, que tem mandato até 2022. A primeira suplência é da ex-prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões.  

Já o senador Renan Calheiros também escolheu um representante de Arapiraca para sua segunda suplência. Trata-se do presidente do diretório municipal do PMDB, ex-vereador José de Macedo. O primeiro substituto do presidente do Senado é Fábio Farias, secretário de Estado da Casa Civil.

O ex-superintendente da SMTT, Severino Lúcio foi o primeiro suplente da então senadora Heloísa Helena (1999-2007). Outros que já ficaram na fila de espera para assumir o mandato foram: o ex-prefeito João Nascimento (in memoriam), o empresário Chico Azevedo e a ex-vereadora Valquíria Brandão que foram segundos suplentes em três dos quatro mandatos do ex-senador e ex-governador Teotônio Vilela Filho. Nenhum destes suplentes chegou a assumir o mandato.  

Apenas nos anos 80, com a morte do senador Arnon de Melo, pai do senador Collor, é que o suplente João Lúcio da Silva chegou a assumir o mandato no Senado Federal.