Induzido ao erro. Esse é o sentimento deste blogueiro que recebeu a informação, na última semana, de que houve uma pesquisa de opinião pública no Estado de Alagoas (leia matéria) que indicava a aprovação do governo Renan Filho (PMDB) em 67,5%. Apoiadores do Palácio República dos Palmares divulgaram o que seriam dados de um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, mas foi mera ‘bajulação’.
A informação ganhou destaque por ter sido de ‘fonte palaciana’ ao mesmo tempo em que os números eram idênticos a pesquisa (real) divulgada no ano passado, conforme comentado em matéria anterior. A pesquisa falsa de opinião pública apontava o chefe do Executivo de Alagoas como o melhor avaliado do Brasil, em 2016. A pesquisa jamais existiu.
A empresa Paraná Pesquisas emitiu um comunicado desmentindo a pesquisa. Na nota oficial a direção do Instituto nega que houve recente pesquisa de opinião pública sobre os governos de Alagoas e do Ceará e pede que a população denuncie à polícia e à Justiça a divulgação da falsa pesquisa.
COMUNICADO A POPULAÇÃO DE ALAGOAS E CEARÁ
O Instituto Paraná de Pesquisas com sede em Curitiba- PR informa que não realizou no ano de 2016 nenhuma pesquisa para avaliação Estadual dos Governadores dos estados em questão.
Pedimos à população que denuncie as autoridades Policias e Judiciais qualquer divulgação de dados de pesquisa que envolva o nome da empresa.
Agradecemos a confiança de todos.
Att
Equipe Paraná Pesquisas