(Atualizada às 16h15)
A situação permanece tensa no Sistema Prisional de Alagoas. Dois princípios de rebeliões, na Casa de Custódia, o Cadeião, e no Presídio Cyridião Durval, ambos localizados em Maceió, foram contornados na tarde desta segunda-feira, 16, segundo informações do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Klayton Anderson.
Em entrevista ao CadaMinuto, Klayton disse que os presos “tentaram virar a cadeia”, mas, pelo menos por enquanto, os agentes conseguiram controlar a situação.
Informações extraoficiais davam conta da morte de um reeducando no Cyridão Durval, mas, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), negou o homicídio. As rebeliões teriam sido motivadas pelas transferências que ocorrem desde ontem,15, no sistema prisional.
Na manhã de hoje, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou uma operação de remanejamento de 480 presos de presídios da capital e do interior, visando prevenir conflitos e mortes no sistema. No domingo, 540 reeducandos do Cadeião e do Baldomero Cavalcanti já haviam sido transferidos para Penitenciária de Segurança Máxima.
Paralelamente a essas ações, o governador Renan Filho (PMDB) anunciou que protocolou o pedido de transferência de 20 líderes de organizações criminosas para presídios federais.
Hoje, dois presos oriundos de outros estados foram transferidos para presídios na capital alagoana, devido a guerra entre facções criminosas que já culminou na morte de cerca de 120 reeducandos em todo o País.