A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou nota informando que identificou o autor de um dos assassinatos ocorridos na tarde desta quinta-feira, 12, no Cadeião. Trata-se de José Hildemar da Cruz Reis, que foi flagrado pela equipe de plantonistas da Central de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP).
Leia mais: Dois reeducandos são assassinados dentro de Casa de Custódia
De acordo com a assessoria de Comunicação da Seris, José Hildemar foi responsável pela morte de Jonathan Marques Tavares no módulo I do Cadeião. Os agentes penitenciários seguem trabalhando na Casa de Custódia junto com o Instituto de Criminalística (IC) para identificar as causas do óbito de Alexsandro Neves, a outra vítima que estava no módulo II do sistema prisional.
Ainda por meio de assessoria, a Seris informou que está viabilizando "toda a assistência psicológica e indenização para amparar as famílias das vítimas".
Após o ocorrido, a direção do Cadeião abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar as causas e circunstâncias. As informações iniciais do serviço de inteligência da Seris apontam a chamada "rixa de rua" como causa da morte de Jonathan Marques Tavares.
Por fim, a Seris também informou que gestores da Ressocialização estão comunicando o fato para as autoridades do Poder Judiciário tomarem as providências cabíveis. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também foi acionada para o recolhimento das vítimas.
José Hildemar foi conduzido até uma delegacia da Polícia Civil para prestar depoimento e permanecer à disposição da Justiça.
*Com Ascom Seris