Fábrica de Sonhos finaliza atividades em Arapiraca com decoração natalina

26/12/2016 20:09 - Clau Soares
Por redação
Image

Há dois anos, a ideia da Fábrica de Sonhos surgiu, em Arapiraca, com a proposta de fazer a decoração natalina a partir de material reciclado, utilizando a mão de obra e o talento de artistas locais. A solução apareceu porque, na época, o município não dispunha de recursos financeiros para os festejos de Natal. O auge, em 2015, foi a decoração arrojada do Bosque das Arapiracas. Este ano, reduzida novamente em virtude da falta de investimentos.

A atuação da Fábrica de Sonhos, neste ínterim, entretanto, foi ampliada e ganhou as ruas da cidade e, principalmente, o Parque Ceci Cunha e o Mercado do Artesanato. O cotidiano da população ganhou pinturas, esculturas, mosaicos e brinquedos interativos.

Sediada em um galpão cedido e contando com o apoio da iniciativa privada, a Fábrica de Sonhos é um projeto que sobreviveu por insistência do idealizador Daniel Rocha, do coordenador Fabrício Azevedo, e compromisso dos próprios artistas: Jonhson Cavalcante, Pedro Rodrigues da Silva Júnior, Marcelo Mascaro, Antônio Alberio Carvalho, mestre José Wilson, Zélia Nogueira e Branca Nogueira.

Apesar do sucesso das artes nas ruas, a iniciativa pode não ter continuidade. A instalação da decoração natalina e a realização de uma exposição fotográfica, no último final de semana, no Arapiraca Garden Shopping, foram as últimas ações do projeto, uma vez que já não está mais recebendo recursos financeiros e os artistas, contratados para trabalhar na concretização das obras, já foram dispensados.

Ruas vivas

As pinturas do artista plástico, Marcelo Mascaro, trouxeram cor e interatividade a ruas e espaços públicos. Nas redes sociais, as fotos dos internautas interagindo com elas multiplicam-se diariamente. As imagens 3D, as asas, os beija-flores parecem hoje uma necessidade visual. A cidade existia mesmo antes delas?

“Eu tenho 35 anos de trabalhos particulares, mas nunca tinha feito um trabalho de rua. O que eu tinha dentro de mim era muita ideia e muita vontade. Fui fazendo na ousadia”, confessou o artista, durante um evento.

A estação celular solar, desenhada pelo multifacetado Alberio Carvalho, tornou-se um marco na Praça Luiz Pereira Lima. Foram nove meses para execução do projeto que contou com a habilidade de Pedro Rodrigues, mineiro, radicado há cinco anos em Arapiraca, e com experiência internacional em mecânica (ele morou um ano na Alemanha, trabalhando na Mercedes-Benz). “A gente está sempre aprendendo porque sempre tem artista aqui. Cada um com uma ideia nova”, destaca Pedro acerca da sua vivência na Fábrica.

Jonhson Cavalcante, profissional conhecido em toda a cidade, atua da soldagem até a finalização. Durante os dois anos de Fábrica dos Sonhos, ampliou suas habilidades, além da serigrafia, comunicação visual em geral, pintura, montagem, entre outras práticas que já executava, ele também aprendeu a fazer peças com pneus reciclados. “Vi na internet, fiquei interessado e comecei a fazer. Hoje, eu domino o pneu”, explica.

Os mosaicos são outra atração. Os pequenos pedaços coloridos de cerâmica,  organizados e colados pelas mãos pacientes de Wilson, Zélia e Branca, dão vida a diferentes formas, como as placas que sinalizam o Bosque das Arapiracas  e o Parque Ceci Cunha que já viraram pontos turísticos. Impossível não se encantar. Pessoas humildes que descobriram na arte uma forma também de sustento.

A Fábrica de Sonhos foi um ganho para a população, mas, principalmente, para os profissionais-artistas que passaram a ser valorizados e reconhecidos. “Os talentos da cidade precisam de reconhecimento”, ressaltou o idealizador Daniel Rocha. 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..