Com apoio da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, o Instituto Raízes de Áfricas articulou uma agenda afirmativa, com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério de Educação, IPHAN Nacional e Secretaria Nacional da Juventude

O objetivo das intervenções foi, no primeiro momento, pontuar o diálogo com orgaos  do  Governo Federal  e  iniciar a  discussão centrada no processo de construção de uma  agenda de trabalho para o ano de 2017, com ações conjuntas entre governo federal, estado, municípios, iniciativa privada e movimentos sociais.

Uma agenda que garanta a participação social e sistêmica, no processo de implementação das ações afirmativas, a partir da realidade do estado de Alagoas.

Durante as discussões, diversos pontos foram destacados, dentre eles a iniciativa do estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Fazenda, em parceria com o movimento negro para a criação do Fundo Estadual para Promoção da Igualdade Racial.

Em reunião com Tamara da Silva, chefe de gabinete da SEPPIR e, Camila, a responsável pela agenda institucional ouvimos a assertiva de que a Secretaria está à disposição para contribuir com as ações afirmativas do estado.

Com Ivana Siqueira, Secretária da SECADI foram tratados temas como processos para  desburocratização e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,/Lei Federal nº 10.639/03, a Lei estadual nº 6.814/07. Participantes da reunião Raquel Nascimento Dias, coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais discorreu sobre a importância de agregar diversos segmentos na implementação de políticas públicas extremamente relevantes, John Carter, responsável pelos Fóruns Permanentes para Educação Etnicorraciais falou sobre  a retomada da ação dos fóruns.

O Fórum Permannete em Alagoas está desativado.

Ivana Siqueira afirmou da satisfação em recepcionar o Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro, em Alagoas e colocou-se a disposição para o diálogo com as outras representações negras do estado.

No IPHAN discutimos com Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização e Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial sobre  a importância  do  Espaço Abdias Nascimento, onde repousam as cinzas do estadista preto, na Serra da Barriga,AL  e a necessidade da construção  do diálogo entre o IPHAN e outros outras institucionalidades, dentre eles, a Fundação Cultural Palmares,  para  as devidas autorizações  visando qualificar  e estruturar o Espaço Abdias Nascimento, como um espaço de contemplação,

Estivemos ainda com Bruno Moreira Santos, secretário da Secretaria Nacional da Juventude e Anderson Neto, gerente de projeto, onde tratamos do Programa Juventude Viva que segundo o gestor será transformado em Plano.

 E encerrando a programação da agenda afirmativa dialogamos com o consultor do Senado Federal, Mário Theodoro sobre a conjuntura do movimento negro no contexto atual.

Foi definido um calendário de trabalho, com o objetivo de reunir propostas e estratégias coletivas para consolidar o diálogo, como  permanente.

"Agradeço o convite do Instituto Raízes de Áfricas para participar dessa agenda que é tão importante para que os acordos, pendentes, em relação a política da igualdade racial  que já existem precisam possam ser cumpridos", afirmou Fernanda Monteiro, presidente da Comissão do PMDB Afro, em Alagoas, que  participou da agenda.