Em reunião realizada nesta segunda-feira (5) a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) , representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) e a Transpal,  discutiram medidas para traçar estratégias de combate a assaltos aos transportes coletivos na capital.

Reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade, que a SSP vêm utilizando como uma das principais ferramentas no combate a ações criminosas no Estado. Houve apresentação dos números registrados e  foram passadas informações que facilitaram o planejamento das ações, que devem ser intensificadas neste final do ano.

As reuniões acontecerão mensalmente, fato que foi  destacado pelo representante da Transpal, Anderson Cabral, que disse que o público tem absorvido toda a informação que são passadas e decididas durante cada encontro, onde os orgãos estabelecem os locais e linhas com maior índice de incidência de assaltos, e juntos constroem estratégias necessárias para evitar e reduzir o número de assaltos.

Em novembro, foram registrados pelo Núcleo de Estatísticas da SSP 79 assaltos a coletivos, número maior que o registrado no mês anterior. Os registros podem ser justificados pelo aumento do fluxo de passageiros e, consequentemente, de dinheiro nos ônibus.

“Desde maio, quando foi criada, a comissão se reúne mensalmente para debater os números das ocorrências, e a SSP tem mostrado empenho e direcionamento para esse tipo de delito. Sentimos mais segurança sabendo que as forças de segurança estão na rua diminuindo a ação de criminosos”, frisou o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hernande José dos Santos que reconheceu a tendência no aumento de ocorrências nesse período do ano.

A Secretaria de Segurança trabalha na identificação e prisão de suspeito, além de apreender armamentos utilizados nos assaltos dentro dos ônibus, buscando reverter a situação e trazer tranquilidade para quem utiliza o transporte coletivo.

“Mais uma vez alinhamos as ações com a Polícia Militar e o Comando de Policiamento da Capital. Ambos irão intensificar o policiamento e reforçar as estratégias discutidas em mesa, dando continuidade ao trabalho que vem dando excelentes resultados”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.

*com Agência Alagoas