Reforma: remédio ou placebo para apatia do eleitor?

22/11/2016 06:00 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

A Proposta de Emenda à Constituição 36/2016, conhecida como PEC da reforma política, pode ser votada em segundo turno nesta terça-feira, 22, informou a Agência Senado.

Entre as principais alterações propostas pela matéria está o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais e a criação da cláusula de barreira para atuação dos partidos políticos.

Na semana passada, o senador Benedito de Lira (PP) defendeu que somente a rapidez na análise da reforma política pode ser capaz de eliminar o que classificou de “apatia do eleitor”. Segundo ele, o alto índice de abstenções e votos nulos e brancos no pleito deste ano refletiu o cansaço da população com a forma como se faz política no País.

Detalhe um: o cansaço vai bem além da forma de se fazer política.

Detalhe dois: a reforma até pode surtir algum efeito nesta apatia, porém, o mais provável é que seja apenas um placebo diante do tamanho da doença e do tanto que precisa ser mudado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..