Na tarde desta quarta-feira, dia 09, um grupo de agentes penitenciários que teria se negado a liberar a entrada de alimentos destinados aos detentos do Presídio Baldomero Cavalcante teve a prisão decretada pelo juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto.

Conforme o ofício com a determinação judicial, encaminhada na terça-feira à Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o magistrado determina que “seja reestabelecida a regular entrega de feiras aos detentos na data de hoje, haja visto que isso não ocorreu no final de semana”.

No documento, Braga Neto ressalta ainda que “o não cumprimento da determinação do juízo por parte dos chefes e suas equipes ensejará em multa diária de R$ 1mil tipificando crime de desobediência”.

Em contato com a reportagem do CadaMinuto pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson disse que a decisão foi arbitrária e “ele (o juiz) só quis tumultuar” argumentou o sindicalista.

Segundo Kleyton, no dia de hoje existe a entrada de utensílios e os suplementos alimentares são entregues outro dia. “Como o efetivo que estava no Baldomero era de apenas 12 agentes, os alimentos entregues foram recolhidos para ser posteriormente vistoriados e entregues”, reforçou.

Os agentes tiveram prisão decretada em flagrante e devem ser encaminhados à Central de Flagrantes, no Farol.

A reportagem tentou contato por telefone com o juiz Braga Neto, mas não obteve êxito.