Rui diz que mudança na taxa de iluminação pública foi “justiça tributária”

21/09/2016 13:55 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), candidato a reeleição, respondeu às críticas de opositores acerca do aumento da taxa de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) afirmando que foi feita justiça tributária: “Cobrar mais de quem pode pagar mais, cobrar menos de quem pode pagar menos e isentar 60 mil famílias de baixa renda em toda a Maceió”, explicou.

A pergunta sobre o reajuste na taxa cobrada aos contribuintes foi feita pelo Blog dentro da sabatina realizada pelo CadaMinuto, que vai ao ar na íntegra nesta quarta-feira, 21, a partir das 18h.

Palmeira contou que, quando assumiu a prefeitura, todo consumidor de energia pagava R$ 7,38 de taxa. “O pobre e o rico pagavam a mesma coisa. Até me admira alguns candidatos dizerem que gostam de pobre, que vêm de baixo e o pobre e o rico pagavam a mesma coisa”, alfinetou o prefeito, explicando como se deu a mudança na cobrança.

“Primeiro enviamos um projeto para a Câmara Municipal, que foi aprovado por unanimidade, isentamos as famílias de baixo consumo, só aí foram 60 mil famílias... A partir daí, escalonamos. Ou seja: você paga pelo que consome. Entendo que isso é também justiça tributária. Não pode um cidadão que mora em um casebre na Vila Brejal pagar a mesma coisa do cidadão que mora no Aldebaran. Era isso que acontecia”, frisou.

Em seguida, o prefeito disse que, com os recursos da Cosip, o Município está conseguindo fazer um grande trabalho na área de iluminação pública: “Hoje Maceió tem iluminação a LED, que é mais econômica, na Ponta Verde, Cruz das Almas, Praça da Faculdade, Cidade Sorriso II... Estamos ampliando a iluminação a LED e levando iluminação de qualidade para população... A mesma que tem nas ruas da Ponta Verde tem no Cidade Sorriso I”.

Palmeira lembrou que o conjunto Cidade Sorriso II, de maneira pioneira, é a primeira comunidade do Nordeste com 100% de iluminação a LED. “Você vê a diferença na qualidade de vida das pessoas, que hoje, com iluminação, voltaram para a rua. Lá tem uma praça com alguns brinquedos lotada de crianças”, comemorou.

Segundo o prefeito, ao assumir o comando do Município, o Disque luz funcionava muito mal, não existia atendimento pela internet e havia muitos postes apagados na cidade. “Conseguimos dar mais eficiência também ao serviço de atendimento ao cidadão, na qualidade da iluminação”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..