O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), candidato a reeleição, respondeu às críticas de opositores acerca do aumento da taxa de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) afirmando que foi feita justiça tributária: “Cobrar mais de quem pode pagar mais, cobrar menos de quem pode pagar menos e isentar 60 mil famílias de baixa renda em toda a Maceió”, explicou.

A pergunta sobre o reajuste na taxa cobrada aos contribuintes foi feita pelo Blog dentro da sabatina realizada pelo CadaMinuto, que vai ao ar na íntegra nesta quarta-feira, 21, a partir das 18h.

Palmeira contou que, quando assumiu a prefeitura, todo consumidor de energia pagava R$ 7,38 de taxa. “O pobre e o rico pagavam a mesma coisa. Até me admira alguns candidatos dizerem que gostam de pobre, que vêm de baixo e o pobre e o rico pagavam a mesma coisa”, alfinetou o prefeito, explicando como se deu a mudança na cobrança.

“Primeiro enviamos um projeto para a Câmara Municipal, que foi aprovado por unanimidade, isentamos as famílias de baixo consumo, só aí foram 60 mil famílias... A partir daí, escalonamos. Ou seja: você paga pelo que consome. Entendo que isso é também justiça tributária. Não pode um cidadão que mora em um casebre na Vila Brejal pagar a mesma coisa do cidadão que mora no Aldebaran. Era isso que acontecia”, frisou.

Em seguida, o prefeito disse que, com os recursos da Cosip, o Município está conseguindo fazer um grande trabalho na área de iluminação pública: “Hoje Maceió tem iluminação a LED, que é mais econômica, na Ponta Verde, Cruz das Almas, Praça da Faculdade, Cidade Sorriso II... Estamos ampliando a iluminação a LED e levando iluminação de qualidade para população... A mesma que tem nas ruas da Ponta Verde tem no Cidade Sorriso I”.

Palmeira lembrou que o conjunto Cidade Sorriso II, de maneira pioneira, é a primeira comunidade do Nordeste com 100% de iluminação a LED. “Você vê a diferença na qualidade de vida das pessoas, que hoje, com iluminação, voltaram para a rua. Lá tem uma praça com alguns brinquedos lotada de crianças”, comemorou.

Segundo o prefeito, ao assumir o comando do Município, o Disque luz funcionava muito mal, não existia atendimento pela internet e havia muitos postes apagados na cidade. “Conseguimos dar mais eficiência também ao serviço de atendimento ao cidadão, na qualidade da iluminação”, concluiu.