Atualizada às 18h27

Duas mulheres foram detidas na tarde desta quinta-feira, 8, dentro da Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, acusadas de falsidade ideológica para regularizar a adoção ilegal de um recém-nascido. Um funcionário da unidade de saúde denunciou o caso ao Conselho Tutelar que foi acionada para o local.

De acordo com a Conselheira Tutelar da região 2, Walmênia dos Santos, Cristiane dos Santos, de 28 anos, deu entrada na maternidade na segunda-feira (05) e deu à luz a uma menina. Ela utilizou documentos de Rosilene dos Santos, de 40 anos para permanecer na unidade.

Ainda de acordo com a conselheira, Rosilene foi até a maternidade na tarde de hoje e se apresentou como Cristiane e disse que era acompanhante da gestante, assinando os documentos para saída da unidade. Um funcionário do serviço social percebeu a diferença entre as duas e desconfiou da ação. "Elas estavam juntas, mas não são parentes. Inclusive moram uma longe da outra", comentou.

Walmênia ainda ressaltou que a polícia investigará o caso já que se trata de falsidade ideológica. "Inclusive, tem um exame de ultrassom no nome da Rosilene que seria da Cristiane, mas a polícia que deve cuidar dessa parte. O Conselho Tutelar vai acompanhar a mãe até o local que ela mora para saber mais informações e buscar visitar essa família".

A suspeita é de que a parturiente tenha apresentado a documentação falsa com o intuito de entregar a criança para Rosileide, para a conhecida “adoção à brasileira”, sem cumprir os trâmites legais.

*Estagiária