Abayomi é uma boneca preta feita de pano  e  que agrega em si a essência revolucionária da luta e resistência das mulheres-mães africanas.

Abayomi é sobretudo símbolo de uma cultura  de identificação e pertencimento com .Áfricas.

E  durante o Projeto Oficina Abayomi ou  Encontro Precioso que aconteceu de 15  a 19 de março, no SEBRAE diversas Abayomis foram criadas a partir das mãos e vivências das adolescentes do NIF, Projeto Vira Vida e de representantes da juventude de mulheres negras, em Alagoas.

E essas Abayomis estarão  em exposição na 7ª Feira Literária de Marechal Deodoro, FLIMAR, de 31 de agosto a 03 de setembro.

O Projeto Oficina Abayomi, idealizado pelo Instituto Raízesde Áfricas com o apoio institucional da Secretaria de Estado e Prevenção a Violência, Secretaria de Estado da Fazenda e SEBRAE/AL traz a proposta de  transformar a Abayomi,  em um amplo  leque que de possibilidades,buscando substanciar a auto-estima para que as participantes possam  investir em vôos altos na construção de  planos que contemplem sonhos.

 

Sobre a FLIMAR

 

A FLIMAR é  conhecida  como uma das maiores feiras literárias do país.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro,com apoio da  Braskem, acontece  sob a curadoria de Carlito Lima, capitão reformado do exército, engenheiro civil, cronista, produtor e agitador cultural e  Secretário da Cultura  de Marechal Deodoro, a Feira Literária tem como objetivo estimular o turismo cultural e estimular e desenvolver uma política de hábito de leitura.

A psiquiatra e escritora alagoana Nise da Silveira e o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner serão os homenageados dessa edição.