Policiais militares do Batalhão de Policia Ambiental (BPA) resgataram, neste domingo, 14, 132 espécies de pássaros da fauna silvestre, durante operações deflagradas em feiras livres do interior de Alagoas. As ações ocorreram em Maribondo e Arapiraca.
Dentre algumas dos espécimes resgatados destacam-se, Galo de Campina, Curió, Canário da Terra, Guriatã e Sibite.
Os pássaros estavam expostos à venda sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente, conforme preconiza o Art. 29, inc. III, da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Além da venda, os infratores também incorrem no art. 32 (maus tratos) da mesma Lei, devido aos pássaros estarem em pequenos compartimentos (cambucus e viajantes) e expostos a todo e qualquer intempérie (calor, chuva, etc).
Os responsáveis pelo crime ambiental fugiram ao perceberem a aproximação da equipe policial.
