Adolescentes aprendem a empreender em Arapiraca

07/08/2016 11:49 - Clau Soares
Por redação
Image

O barulho do impacto do martelo sobre o prego denuncia que ali há trabalhadores. Ao entrar na sala, a cena é incomum: adolescentes concentrados e disciplinados trabalham em harmonia, com um pedaço retangular de madeira, linha, prego e martelo, em pleno sábado. Essa é a visão da turma do curso de empreendedorismo para jovens, em Arapiraca, da organização não governamental Junior Achievement.

Cerca de 30 estudantes do ensino médio participam do programa, somente em Arapiraca, que visa despertar o interesse para a abertura de novas empresas que possam ofertar produtos, gerar empregos e incrementar a economia local, de forma ética e responsável.

Nos encontros, que ocorrem aos sábados, os participantes, entre 14 e 16 anos, aprendem a criar e manter uma empresa, com orientações que vão desde a questão legal até a gestão dos recursos humanos. A estudante Suzimilly dos Santos, 16, demonstra empolgação ao falar sobre o curso. “A gente ganha conhecimento em economia e negócios, preparando-se para o mercado de trabalho”, explica.

A tutora voluntária, a empresária Any Laryssa da Silva, explica que, durante o programa, os alunos vivenciam, de fato, uma empresa, inclusive com a definição de salários para cada cargo e função. Ao longo da experiência, a turma desenvolve a empresa e, ao final, os lucros ou prejuízos são compartilhados entre os membros – todos sócios da Sociedade Anônima (modalidade de empresa com ações). “O programa mostra realmente como uma empresa funciona”, destaca Laryssa.

Nesta edição, das propostas apresentadas pelos grupos da própria sala, a confecção de quadros com String Art foi a vencedora. O String Art é uma técnica manual que permite a criação de desenhos com linhas, sobre uma base de madeira, e que são utilizadas, normalmente, para decoração.

Atualmente, a Quadrart S.A está em plena fase de fabricação e, a partir da próxima semana, serão iniciadas as vendas. Cada quadro, que demora em média 40 minutos para ficar pronta, será vendido com valor entre R$ 18 e R$ 25. Os impostos, que, na realidade, seriam recolhidos pelos órgãos fiscais, serão destinados a uma instituição de caridade do município.

As aulas tiveram início em junho e devem ser concluídas em dois meses. Os trabalhos da turma de Arapiraca, único município do interior de Alagoas que conta com a iniciativa, serão apresentados em um shopping, em Maceió, onde também será realizada a formatura.

No agreste alagoano, os tutores voluntários são do Grupo Coringa, Sistema Pajuçara de Comunicação, Araforros e Valentina Brigadeiros. O apoio de empresas privadas é fundamental para a realização do programa que, este ano, foi reduzido em Alagoas, em virtude da falta de patrocínios locais.

Para quem ficou interessado em adquirir os produtos da Quadrart, seguem os endereços nas redes sociais. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012839115317&fref=ts e Instagram: @quadrart_

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..