O que é a literatura negra, em Alagoas?
Quant@s escritor@s negr@s tem, em Alagoas?
Quant@s tem obras publicadas?
O universo da literário de pret@s em Alagoas ainda é um território desconhecido, quase anônimo e buscando trabalhar a ideia de uma cultura negra alagoana existente e ativa e na divulgação da obras desses artistas, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, inaugura dia 16 de agosto o Espaço Ubuntu.
O Espaço Ubuntu, feito uma mini-biblioteca afro, é parte integrante da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, no centro da capital, Maceió,em Al.
Ubuntu é uma filosofia africana que trata da importância das alianças s e dos relacionamentos das pessoas umas com as outras e é essa a proposta do Espaço Ubuntu agregar histórias, recontar memória da história negra das Alagoas.
A partir de Ubuntu a gente descobre que o mundo não é uma ilha e carecemos de trocar e compartilhar saberes.
O Espaço Ubuntu chega simplesmente para alimentar a alma com a catarse da palavra, quebrando os distanciamentos geográficos das pessoas com interesses, afetos e palavras.É um espaço das Palavras Pretas em movimento.Palavras sem vergonha, reinventando conversas rasgadas de poesia.
Às vezes esquecemo-nos de como coisas tão simples podem ser agradáveis.
E se você escreve é negr@ ou conhece alguém que faça literatura de pret@s, mesmo que ainda não tenha obra lançada, entra em contato com a gente.
Temos um plano legal para que sua obra apareça: Espaço Ubuntu.
Quer entrar em contato?
Anota aí o telefone da Biblioteca Pública: 3315-7877 ou do Instituto RaízesdeÁfricas: 82- 3231-4201/98827-3656