Em artigo publicado na Folha, o ex-ministro da Fazenda nos governos militares de Costa e Silva e Médici, Delfim Netto, crava que o presidente interino, Michel Temer (PMDB), vem conseguindo despertar expectativas positivas e de esperança da população.

Para tanto, cita o seu comportamento modesto que contrasta com o arrojado projeto apresentado, mas que para dar resultados depende da compreensão e da paciência da sociedade.

Também elogia o interino por ter conseguido fazer funcionar o “parlamentarismo de ocasião”, ou seja, o entendimento político, os acordos firmados com lideranças e grupos políticos do Congresso Nacional, especialmente quanto ao entendimento com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados.

Para Delfim, alguns fatos mostram que a visão interna e externa do Brasil está melhorando. E cita como exemplos, entre outros, redução da queda do PIB e do emprego, melhora da confiança interna e externa, profissionalização da administração de empresas estatais.

No fundo, o ex-ministro percebe e aposta que a estabilidade política é fundamental para a recuperação econômica, o que é verdade.

Vimos nos últimos meses crise política alimentar negativamente os indicadores econômicos, claro que também causado por escolhas incorretas da presidente Dilma.

Por isso Delfim Netto aposta que a estabilidade fará com que o Banco Central, se “se sentir confortável, mais cedo reduzirá a taxa de juros, ajustará melhor a taxa de câmbio e facilitará a retomada do crescimento”.

Antes, porém, é preciso aguardar se o governo petista será ou não afastado definitivamente.

E embora pesquisas apontem que povo quer novas eleições e que não quer Dilma, nem Temer, os nossos representantes em Brasília, aparentemente, preferem Michel Temer e são contrários a um novo pleito.

Mas até o julgamento definitivo pelo Senado ainda existe a Lava Jato, que agora, pós-PT, parece atuar com certa mansidão.

E ainda há o perigoso silêncio de Eduardo Cunha.

Leia o artigo na íntegra (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antoniodelfim/2016/07/1795700-temer-desperta-esperanca-de-recuperacao-da-economia.shtml)