A pesquisa da consultoria Ipsos foi realizada entre 1 e 12 de julho, que ouviu presencialmente 1.200 pessoas em 72 cidades e tem margem de erro de três pontos percentuais, deixa claro que a maioria da população quer uma nova eleição presidencial. Ou seja, não quer que Dilma volte, nem que Temer fique no comando do governo.

Essa foi a opção de 52% dos entrevistados, que foi a soma dos 38% que querem que o vice fique no cargo e convoque nova eleição e os 14% que preferem que Dilma reassuma e faça nova eleição.

Outros 20% defenderam que ela retornasse ao cargo e concluísse o mandato. 16% preferiram que Temer assumisse definitivamente e 12% não souberam ou preferiram não responder.

No entanto, não cabe a nós, cidadãos, tomar essa decisão. É que a Constituição determina que antecipação da eleição só possa ocorrer em duas situações: aprovação por dois terços dos parlamentares ou se os cargos de presidente e vice ficarem vagos ao mesmo tempo ainda este ano. Por exemplo, os dois renunciarem simultaneamente, morrerem, enfim, o que parece pouco provável.

Outro dado relevante é que diminuiu, pela quarta vez seguida, o apoio ao impeachment, o que vem sendo uma tendência. Caiu de 54% em junho para 48% neste mês. E o percentual de quem não apoia o afastamento da presidente passou de 28% para 34%.

A rejeição a Dilma e Temer continua elevada, apesar da redução. A dela recuou de 75% para 71% e a aprovação foi de 20% para 25%. A do interino recuou de 70% para 68%. E sua aprovação permaneceu em 19%.

O apoio a Dilma é maior no Nordeste, entre pessoas de menor renda e escolaridade. Temer é mais bem avaliado nas demais regiões e entre os mais ricos e com mais anos de estudos.

E você, caro leitor, qual a sua opinião?

Leia mais informações e avaliações sobre a pesquisa nos endereços: (http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-07-26/nem-dilma-nem-temer-maioria-quer-eleicao-antecipada-aponta-nova-pesquisa.html) e (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/245852/Ipsos-cai-o-apoio-ao-golpe-e-brasileiros-preferem-Dilma-a-Temer.htm).

email para contato - vfamalta@ig.com.br