A Polícia Civil deu como encerrado e esclarecido o sequestro e assassinato de Abinael Saldanha com a prisão de quatro envolvidos no crime. Todos eles já tiveram o pedido de prisão solicitado. Na manhã desta quinta-feira (21) foi apresentado durante coletiva de imprensa Jonathan Barbosa de Oliveira. Ele se entregou à polícia ontem e chegou a negar que soubesse que se tratava de um homicídio.

O delegado Ronílson Medeiros, que presidiu o inquérito, disse que Jonathan estava foragido desde o crime. A polícia sensibilizou a família do acusado para que ele se entregasse. Ontem ele compareceu à delegacia.

Apesar de haver provas que apontam que ele esteve no local do crime, Jonathan negou que soubesse que se tratava de um homicídio, afirmando ter apenas trazido Jalves Ferreira da Silva e Deivisson Bulhões de Rio Largo.

“Ele recebeu R$ 2 mil pelo crime, mas acabou fugindo e tivemos que dialogar com a família para que ele se entregasse. Em depoimento ele não falou nada que acrescentasse ao caso, alegando desconhecer que se tratava de um homicídio, mas há provas”, disse o delegado.

Com a prisão de Jonathan, o caso é dado como encerrado e elucidado pela polícia. As investigações concluíram que Ericksen, amigo e colega de trabalho de Abinael, arquitetou o crime após a vítima descobrir um desvio de dinheiro dentro da empresa onde trabalhavam.

Inicialmente, Ericksen chegou a dizer que tinha uma dívida com Abinael, mas Deivisson Bulhões ao ser preso revelou que na verdade Ericksen havia desviado dinheiro da empresa e estava sendo cobrado por Abinael, para entregasse o valor desviado.

Leia mais: Preso acusado na morte de Abinael revelou que colega desviava dinheiro da empresa

                 Colega de trabalho matou Abinael por inveja profissional e dívida, concluiu PC

Em coletiva no último dia 13, o delegado disse que Ericksen planejou o crime e esperava que com o sumiço de Abinael a culpa pelo desvio recaísse sobre ele, o que ainda renderia uma promoção a Ericksen.

O caso

Abinael Saldanha foi visto pela última vez na noite do dia 15 de junho às 21h30 quando deixou sua namorada em casa, após irem à igreja. De lá, ele seguiu em seu carro para sua residência, no bairro do Benedito Bentes em um Peugeot 206 preto, de placa NMD – 1618 e não foi visto mais.

Família e amigos fizeram apelos pelas redes sociais em busca do jovem, que foi dado como desaparecido, mas seu corpo foi encontrado no dia 22 em um canavial no município de Rio Largo.

Seu veículo, um Peugeot preto, foi localizado próximo ao corpo totalmente carbonizado. Papiloscopistas do Instituto de Identificação realizaram a identificação do corpo por meio das impressões digitais. O exame apontou também que o jovem foi executado com um tiro na cabeça, o que caracteriza execução.

*Colaboradora