ONG em Arapiraca busca oportunidades para jovens de abrigos

26/06/2016 20:06 - Clau Soares
Por redação
Image

Aos 18 anos, jovens de todo o Brasil são lançados ao mundo, sem qualquer perspectiva, após passar quase toda a infância e a adolescência em abrigos. Para tentar ajudar meninos e meninas nesta situação, em Arapiraca, a ONG Análise Sorriso do Bem está empenhada em conseguir parceiros que possam contribuir com a inserção destes jovens no mercado de trabalho.

A proposta da organização é oferecer cursos de informática e encontrar locais onde eles possam trabalhar e receber apoio para se desenvolver socialmente. O problema inicial é que a ONG não dispõe de recursos financeiros para a aquisição de computadores para montar um laboratório de informática onde os beneficiados possam ter aulas e praticar o aprendizado.  

A diretora da Análise Sorriso do Bem, a contadora Neuzete Domingos, destaca que o projeto do laboratório tem espaço físico e profissionais voluntários para dar as aulas. “Queremos capacitá-los e prepará-los para ao mercado de trabalho. Dar uma opção de vida a estes jovens”, frisou.

Vida nova

O tímido Júlio César Borges Santos, que acaba de fazer 18 anos, é um exemplo de que a inciativa tem futuro. Ele é estagiário na empresa Análise Contábil, administrada por Neuzete, onde recebe salário, tem todos os direitos garantidos, além do acompanhamento de psicólogo e assistente social.

Antes de começar o estágio, Júlio César morava no Abrigo Mãe Rainha. Foi para o local, aos oito anos de idade, quando o Conselho Tutelar determinou que ele e seus dois irmãos não poderiam continuar mais com a mãe, dependente química, que os agredia frequentemente.

Ele começou a ter o auxílio da ONG há dois anos e, desde então, sua vida ganhou um novo sentido. Na empresa, trabalha no setor de arquivo onde aprendeu a lidar e reconhecer documentos contábeis. A oportunidade serviu de inspiração. Quer fazer Ciências Contábeis. “Minha maior vontade é terminar os estudos”, afirma.  

Apesar de tudo pelo que passou, ele quer ainda ajudar o irmão mais novo, que continua no abrigo e deve ir morar com ele assim que fizer 18 anos, e a mãe. Quanto ao irmão do meio, Júlio perdeu as esperanças. O menor envolveu-se com drogas e fugiu do abrigo onde morava. No momento, seu paradeiro é desconhecido.

A gratidão no olhar e nas palavras de Júlio César é impossível de não ser notada. Para ele, a empresária Neuzete Domingos e a assistente social da ONG, Mércia Costa, são agora a sua família.

Para ajudar

Histórias como a de Júlio César podem se repetir. Para tanto, basta que mais pessoas contribuam. A ONG Análise Sorriso do Bem está disponível para parcerias e doações. Em sua fanpage no Facebook, há mais informações sobre as ações realizadas em comunidades carentes, e abrigos para jovens e idosos, bem como orientações para  contribuições. Acesse: https://www.facebook.com/analisesorrisodobem/?fref=ts

Contatos

Telefones: 82 3521.1135 ou 98160.1565

Endereço: Av. Rio Branco, 680. Bairro Cacimbas. Arapiraca-AL. Mesmo prédio da Análise Contábil

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..