Festeira e recém-casada, a madura senadora Kátia Abreu (PMDB-MS) decidiu manter a tradição e homenagear o ex-senador José Jorge, que todos os anos dava uma festa junina em Brasília.

Lá estavam praticamente todos os senadores, mas divididos. Situação num canto, oposição em outra mesa. Mas a separação durou somente até a chegada do influente presidente do Congresso, senador Renan Calheiros.

Com ele presente todos ficaram juntos contando piadas, fazendo zombarias, mas também falando sério. São nesses encontros relaxantes, no entanto, com um pouquinho de uísque aqui e acolá que algumas estratégias são passadas e que o sentimento da ação futura pode estar sendo revelado, dependendo da leitura do observador atento.

Pois bem, contam que antes de chegar ao encontro, Renan se reuniu com os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Eduardo Braga (PMDB-AM) na casa do ex-presidente José Sarney. Ele teve que ser acalmado, pois estava decidido a aceitar o impeachment do procurador-geral Rodrigo Janot.

Atualmente existem cinco pedidos e o objetivo é encontrar o devido argumento para detonar Janot. Renan tá puto com as decisões da PGR, e isso teria ficado claro na festa. Mostrando uma reportagem no celular, Calheiros afirmava que o procurador estimulava os vazamentos e orientou Sérgio Machado, ex-comandante da Transpetro, a gravar uma conversa com Calheiros.

Tirando essa parte do tema que magoa, assusta e revolta boa parte dos políticos suspeitos e denunciados por receberem propina, nesse tipo de festa política o bom humor e as piadas são um prato cheio de diversão.

Vamos a elas:

1 – Renan Calheiros revelou que não autorizou o pagamento da passagem de avião para que Janaína Paschoal participasse das reuniões da comissão do impeachment de Dilma porque, “Com todo respeito, ela é muito chata”. E, como ela recebe altos honorários do PSDB, poupa o Senado dessa despesa. Todo mundo riu.

2 – Já Lindbergh Farias revelou os apelidos que os defensores de Dilma na comissão do impeachment receberam de um internauta. "Gravamos um vídeo juntos e alguém comentou dizendo que eu era o petralha, a Vanessa Grazziotin seria a Penélope Charmosa; a Gleisi Hoffmann era a Narizinho e a Fátima Bezerra, a Maria Bonita", contou.

Gargalhada geral.