Durante a gravidez, mulher deve atentar para dieta equilibrada

08/05/2016 20:20 - Clau Soares
Por redação
Image

A gravidez é cheia de incertezas também quanto à alimentação. Afinal, a mulher deseja manter o corpo em dia, sem deixar de fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento  saudável do bebê que cresce no ventre. A meta é comer de forma adequada em cada fase da gestação, o que significa também manter o peso recomendado em cada período gestacional.

Segundo a nutricionista Mirella Freire, a gravidez requer cuidados extras com o que vai ao prato. O ganho de peso adequado, no primeiro trimestre da gravidez, é de um quilo e meio a dois quilos para aquelas gestantes que iniciam a gestação com peso ideal ou baixo peso. Para aquelas que iniciam a gestação acima do peso, o ideal é manter o peso pelos três primeiros meses. A partir do segundo trimestre, é recomendado um ganho adicional de meio quilo a um quilo por mês.  Ao final da gravidez, o máximo de peso obtido deve ser de sete a doze quilos.

“Muitas mulheres se preocupam demasiadamente com o peso e temem um aumento excessivo durante a gestação. Nessa época, a prioridade deve ser no ganho adequado de peso para o completo desenvolvimento do bebê. No período da gestação, a mulher deve se alimentar basicamente de carnes magras, verduras, legumes, frutas, leite, grãos e cereais”, explica a nutricionista.

Apesar de haver a necessidade de ingerir, em média, 300 calorias a mais que o normal, a gestante não pode abusar. Gorduras, frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados. “O excesso de sal também deve ser evitado, porém não deve ser eliminado, pois freqüentemente as gestantes experimentam períodos de queda da pressão, ocasionando tonturas e mal estar. A sugestão é utilizar o sal rosa que possui uma quantidade menor de sódio”, recomenda.

Para os enjoos, as dicas são fracionar as refeições e evitar alimentos muito ácidos e gordurosos.  “Um pouco de ácido pode melhorar o quadro de enjoo, mas pouco. Água com algumas gotas de limão, ou água com uma rodela de limão, ou uma fruta fresca podem diminuir a sensação do enjoo. ‘A redução de gordura da dieta não significa alimentos diets ou lights, já que não é recomendado o uso de adoçantes artificiais para as gestantes”, alerta.

A nutricionista recomenda ainda que as grávidas evitem café e chás, além de líquidos durante as refeições. É proibido o consumo de queijo fresco de leite não pasteurizado, álcool, bebidas gaseificadas como refrigerantes e águas com gás, carne mal passada, mariscos e maioneses. Isto afasta o risco de vários problemas de saúde.

“A ansiedade é inevitável. ‘Aquela sensação de fome, que na verdade é mais vontade de comer, deve ser diminuída com frutas e sucos de frutas. E a dieta equilibrada precisa ser seguida por todo o período gestacional com carnes magras, hortaliças, arroz ou massas, feijão ou outro grão, como lentilha e dois copos de leite ou iogurte por dia”, orienta.

É importante ainda que a gestação seja acompanhada por um nutricionista para mais orientações para alimentação adequada de cada gestante.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..