Com dez mulheres a cada 100 deputados e senadores, o Brasil tem a  segunda menor  taxa, no mundo, de mulheres no  poder, só perde para o Japão.

E para provocar o debate sobre o tema, falar em protagonismo  e estimular a participação das mulheres na política, a pedagoga e coordenadora da ONG Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh),Schuma Schumaher  esteve em Alagoas para fazer o lançamento do livro Mulheres no Poder- Trajetórias na política a partir da luta das sufragistas,que escreveu em parceria com a também pedagoga, Antonia Ceva.

O lançamento,uma promoçãodo  Projeto Todos por Elas, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL), aconteceu no dia 20 de abril, no restaurante Bodega do Sertão, no bairro de Jatiúca,em Maceió,AL.

Em sua fala de apresentação do livro, a pedagoga e  escritora, analisa os aspectos do protagonismo feminino e alerta para o pouco espaço da mulher no espaços de decisão,do poder.

Trata-se de uma obra de referência que discute emancipação, empoderamento e  ocupação dos  territórios, bem  além dos espaços de recatos do lar.

A leitura de- Mulheres no Poder- Trajetórias na política a partir da luta das sufragistas vai costurando fatos, em um passeio temporal, pelos diversos campos da história da mulher. Da preta dos levantes baianos, Luiza Mahin. Da índia heroína contra a invasão holandesa, Clara Camarão. Do Império e da Princesa Isabel, enfocando, mais enfaticamente do ano simbólico 1933 ( a conquista do direito ao voto) a 2010. Segue investigando a contemporaneidade apresentando  a trajetória e história de mulheres brasileiras nos espaços de tomada de decisão.

A obra referência nos traz  histórias  do fazer feminino  dos muitos cantos e tantos  recantos do Brasil , e dentre um dos registros, no Capítulo 5- denominado “A Era do Governo Popular” há a inserção do cartaz: "Você sabe quem você é?”,pg.298, e incorpora  a ação étnica do Instituto Raízes de Áfricas,de Maceió,AL, à luta histórica das organizações negras feminista, em busca da igualdade de gênero e étnico-racial.

Mulheres no Poder- Trajetórias na política  traz a possibilidade de problematizar e incentivar a participação da mulher na vida pública, e a quebra do silêncio sobre a construção da  mentalidade machista. Em Alagoas são citadas as trajetórias das senadoras  Heloísa Helena e Ada Mello e dasdeputadas federais Célia Rocha e Rosinha da Adefal.

Schuma, diz: “Escrever um livro como esse leva de 6 a 7 anos e quase nos enlouquece, mas, sobrevivemos e, com apoio de tantos parceiros,  entregamos essa pesquisa que tem como proposta  mexer com o imperativo do sexismo e provocar  o  debate . Apesar do crescente protagonismo feminino, ainda não temos garantida a  igualdade entre homens e mulheres."

Dados Técnicos

Autor:Schuma Schumaher/Antonia Ceva.
ISBN13:9788567854809
ISBN10:8567854806
Número de Páginas:576
Número Edição:1
Ano Edição:2015