Ganga Zumba, agora,tem nome e sobrenome na praça d’antes vazia de referências, no bairro chamado Cruz das Almas que fica localizado entre o morro e o mar, em Maceió,AL.

Agora, quem caminha pela praça, sabe que seu nome é Ganga Zumba, o primeiro herói do Quilombo dos Palmares.

As referências estão bem postas,no  totem sinalizando o nome da praça, a placa com a bibliografia de Ganga Zumba e a pedra de mármore ao pé da estátua do herói.

Ganga Zumba,agora,  tem seu  registro de herói, na praça que,desde a inauguração, não tinha o nome posto, para todo mundo tomar conhecimento.

E o agradecimento ímpar  vai para Davi Maia, o Secretário Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma),  na época,  que se mostrou disposto a cuidar de um patrimônio sociocultural tão representativo para a população preta,alicerçado no diálogo com o Instituto Raízes de Áfricas, e em tempo recorde atendeu as demandas. 

De acordo com Davi Maia, "A Prefeitura já estudava a recuperação do espaço, mas com a contribuição do Instituto Raízes de Áfricas, os trabalhos de pesquisa e revitalização ganharam mais força. “Incentivar e fomentar a cultura são recomendações claras do prefeito Rui Palmeira. O resgate do espaço é sem dúvidas um marco para as comunidades negras e os grupos de raízes africanas que precisam manter viva sua identidade e rica cultura”. 

E a missão do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, do Instituto Raízes de Áfricas  continua...

Obrigada, Davi Maia!

Obrigada!