O prefeito de Japaratinga, Newberto Roberto Neves, foi afastado do cargo em virtude de uma decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas. Por unanimidade, os desembargadores decidiram nesta terça-feira (15) restabelecer uma decisão de 1º grau que mantinha o gestor afastado da prefeitura.

A decisão prevê que Newberto fique afastado do cargo pelo prazo de 140 dias e tenha seus bens indisponíveis. Ele exercia o cargo por conta de uma decisão da Presidência do TJ, mesmo após ter tido o pedido de afastamento do cargo pelo Ministério Público Estadual. Ele é acusado de contratar servidores de forma irregular e realizar locação de veículos com fraude no contrato com a empresa prestadora do serviço.

Em outubro do ano passado, o juiz da comarca da Maragogi, Odilon Marques Luz, determinou o afastamento do gestor e a decisão foi mantida por decisão do desembargador Pedro Augusto Mendonça. A decisão foi derrubada durante o plantão do carnaval pela desembargadora Elisabeth Carvalho. Na época, ela estava na Presidência do Tribunal.

A decisão além de afastar por 140 dias o prefeito, também determina que haja a indisponibilidade de seus bens, avaliados em mais de R$ 2 milhões.