Na tarde da segunda-feira, 29/02, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros foi entrevistada no Programa Frente a Frente da TV Assembléia ,( canal 7 da Net), capitaneado pela jornalista Goretti Lima.

Na entrevista a coordenadora falou  sobre a participação do Instituto Raízes de Áfricas, no  Fórum Social Mundial, no Rio Grande do Sul  e os diálogos mantidos durante sua estada em Porto Alegre, com  Luís Antônio Alcoba de Freitas ,Secretário Adjunto  de Educação do Rio Grande do Sul,  sobre a experiência do estado gaúcho  na  implementação da Lei nº 10.639/03,como também do diálogo com Nilma Lino Gomes,a Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Falou ainda da visita do produtor-cineasta  carioca ,Carlos Asbeg, a Alagoas, ocorrida no período de 27 a 30 de janeiro, que veio  fazer reconhecimento do território que será palco da gravação da obra documental seriada que tem o título de “Quilombo dos Palmares, subsidiada pelo Fundo Setorial do Audovisual, da Agência Nacional de Cinema,na Serra da Barriga.

Os números sobre os perfis de vulnerabilidade e vitimização no País,  que afirma que os  jovens com idade entre 15 e 29 anos estão no topo da pirâmide das mortes causadas por homicídio no País e 77% é preto e mora na periferia foram expostos. Os pretos jovens em Alagoas continuam morrendo e sendo mortos, apesar do "decréscimo" do número de homicídios, em Alagoas- segundo o Governo. 

O descaso com a  construção da estrada do acesso ao Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga e ostracismo em relação ao Parque  foram  temas de discussão.

 A coordenadora reafirmou a excelência da proposição do Fundo Estadual para Promoção da Igualdade Racial e  a necessária vontade política para que a ação seja incorporada ao fazer da polítioca alagoana no trato com a questão racial.

Arísia, ainda, destacou  a  agenda de ações do Instituto Raízesde Áfricas para 2016 e aproveitou para fazer um balanço geral  dos desafios e possibilidades  sobre a implementação das políticas para igualdade racial.

Por que o estado brasileiros tem medo das ações que valorizam o povo preto?- indagou

Confira reprise a ser  exibida na sexta-feira,04/03, às 14h, TV NET ( CANAL 7).