O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou a prorrogação da atuação das equipes da Força Nacional em Alagoas por um prazo de 90 dias. A autorização foi publicada da edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União.
O pedido de permanência das equipes policiais no Estado partiu do governador Renan Filho, que encaminhou ofício ao Ministério no último dia 04 de fevereiro. A prorrogação começa a valer a partir de março com validade para mais 90 dias.
Segundo a portaria ministerial, a Força Nacional irá exercer ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, perícia técnica e defesa civil, em conjunto com os órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública.
Eles darão continuidade à Operação Jaraguá, deflagrada em 2011e tem como objetivo realizar abordagens e policiamento de saturação. Atualmente, segundo dados da Agência Alagoas, são 291 integrantes da Força Nacional atuando em Alagoas, entre policiais militares, bombeiros e da policia judiciária.
“A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do Ente Federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque-denúncia e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência desta Portaria”, destaca a publicação.
