Época de promoções: como não gastar mais do que tem

15/02/2016 20:24 - Clau Soares
Por redação
Image

As letrinhas parecem funcionar como um imã irresistível. São palavras mágicas, escritas em tamanhos gigantes, para o olhar jamais desviar: PROMOÇÃO; LIQUIDAÇÃO; DESCONTOS DE ATÉ 50%. Após o Carnaval, elas se multiplicam nas vitrines, sejam no centro da cidade, em lojas de bairro ou no shopping center. Mas como não perder o controle ou resistir a tanta tentação?

Para o economista Cícero Péricles, o consumidor deve ter consciência dos recursos que dispõe. “Claro que devemos aproveitar as promoções, desde que sejam de produtos realmente necessários e cujos preços sejam compatíveis com a renda do comprador (a)”, explica.

Aqueles que estão com a grana encurtada, precisam fazer um exercício para não ultrapassar os limites financeiros. O psicólogo Denisson Menezes esclarece que as pessoas que resistem são aquelas que estabelecem prioridades. “Às vezes, consumimos por moda ou por técnicas que nos induzem a acreditar que temos a necessidade de consumir algo. É preciso refletir”, afirma.

O psicólogo aponta ainda a ansiedade como uma das causas do consumo excessivo. Segundo ele, algumas pessoas compram para se sentirem menos ansiosas ou tirar o foco dos problemas. Para não se endividar, ele recomenda que o consumidor substitua as compras pela prática de atividades físicas, ioga, meditação ou, em casos mais graves, fazer psicoterapia.

A competitividade da sociedade atual também é apontada pelo psicólogo como uma forma de motivar o consumo. A liquidação faz o indivíduo competir para comprar. “Você tem que ir logo ou perde a oportunidade. Isto também é uma técnica do comércio para vender mais”, diz.

Ele ressalta que cada pessoa deve ter esse controle sobre os próprios gastos, anotar as despesas e não gastar mais do que ganha. “Cabe a nós consumidores termos uma noção mais consciente dos nossos gastos e prestar atenção às necessidades reais”, ratifica. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..