PM e PC iniciam trabalhos para segurança no período de carnaval

06/02/2016 11:07 - Polícia
Por Redação*
Image

O carnaval começou e com ele o reforço no policiamento para os quatro dias de festa no interior do Estado. Na manhã deste sábado (06), a Polícia Militar embarcou a tropa, enquanto a Polícia Civil informou que terá plantão ampliado nas delegacias municipais.

As tropas da PM embarcaram sob o comando de Policiamento de Área do Interior/III, com o coronel Luiz Carlos. A tropa de reforço enviada foi de 122 homens, totalizando 1.351 militares no efetivo diário do interior.

“Quando somos designados para trabalhar em um evento da magnitude do carnaval devemos sempre levar em consideração três princípios básicos: Integridade, profissionalismo e respeito ao próximo. Devemos desempenhar nosso papel de forma profissional e com responsabilidade, respeitando o folião e mantendo a ordem pública, essa é a nossa missão”, afirmou o Coronel.

A operação Carnaval segue até a Quarta-feira de Cinzas e envolve todas as Unidades da Polícia Militar, contando com as modalidades de policiamento a pé, motorizado, a cavalo, aéreo e aquático. Ao todo, 220 viaturas serão empregadas no policiamento do interior no período momesco.

Já a Polícia Civil suspendeu férias este mês, ampliando assim o efetivo disponível para o período. Ao todo, serão 1.630 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. A frota também foi reforçada com 25 viaturas, cedidas pela Secretaria de Estado da Educação.

Em Maceió, as plantonistas colocadas à disposição da população funcionarão na Central de Flagrantes I (Farol), Central de Flagrantes II (CODE - Mangabeiras) e Central de Flagrantes III (Benedito Bentes). A região metropolitana terá delegacias de plantão em Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira/Barra de Santo Antônio.

A área que compõe a Gerência de Polícia Judiciária da Região 2 (GPJR2) – Litoral Norte e Zona da Mata, terá plantonistas em Matriz do Camaragibe que atende, além de Matriz, as cidades de Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Passo de Camaragibe; Maragogi (circunscrição - Maragogi, Porto Calvo  e Japaratinga); São Miguel dos Milagres, que pela primeira vez sediará uma plantonista e atenderá também Porto de Pedras; Viçosa (circunscrição - Viçosa, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba); Atalaia (circunscrição - Atalaia, Cajueiro, Capela e Maribondo); Novo Lino (circunscrição -Novo Lino, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Joaquim Gomes, Jundiá, Jacuípe e Campestre); União dos Palmares (circunscrição - União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Branquinha, Ibateguara e Santana do Mundaú).

A Gerência de Polícia Judiciária da Região 3 (GPJR3) engloba o Agreste, Litoral Sul e Região do Baixo São Francisco e terá delegacias de plantão na Central de Flagrantes de Arapiraca, atendendo Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas; Traipu (circunscrição - Traipu, Girau do Ponciano, Olho D’Água Grande e Campo Grande); Palmeira dos Índios(circunscrição - Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Igaci, Tanque D’Arca, Quebrangulo, Belém, Coité do Nóia, Taquarana e Estrela de Alagoas); São Miguel dos Campos (circunscrição - São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Teotônio Vilela, Junqueiro e Jequiá da Praia); Penedo (circunscrição - Penedo, São Braz, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião); Coruripe (circunscrição - Coruripe, Piaçabuçu e Feliz Deserto).

O Sertão, sob o comando da Gerência de Polícia Judiciária da Região 4 (GPJR4), terá plantonistas em Delmiro Gouveia, atendendo Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Olho D´Água do Casado; Piranhas (circunscrição – Piranhas); Santana do Ipanema (circunscrição - Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Olivença, Dois Riachos, São José da Tapera, Carneiros, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha e Senador Rui Palmeira); Batalha (circunscrição - Batalha, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Jaramataia e Major Isidoro); e Pão de Açúcar (circunscrição - Pão de Açúcar e Palestina).

Além do efetivo nas unidades plantonistas, a Polícia Civil terá seis equipes para pronto emprego, sendo uma da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), duas da Asfixia e três do Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre).

A Corregedoria de Polícia Civil também disponibilizará equipes plantonistas para fiscalizar os trabalhos desta Polícia Judiciária, bem como o fiel cumprimento de todas as determinações definidas por sua direção.

Já a Gerência de Recursos Especiais – GRE deverá cumprir sua escala de plantão, durante o período referenciado, objetivando atendimento a qualquer ocorrência no âmbito de suas atribuições.

*Com informações PM e PC

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..