Festa da Padroeira em Arapiraca: tradição que sobrevive à modernidade das novas gerações

24/01/2016 20:53 - Clau Soares
Por redação
Image

“O parque chegou.” A afirmação abre as atividades para o período mais festivo de Arapiraca. Está começando a Festa da Padroeira. Para os católicos, tempo de ir para a igreja, participar das novenas (nove missas em dias seguidos) e das procissões. Quem não é adepto da religião, também aproveita: tem maçã do amor, brinquedos, encontro com os amigos. São noites de diversão que atravessam gerações.

Conversei com minha mãe, Zélia, 54 anos, sobre a festa. E um fato surpreendeu: ela, mesmo residindo na zona rural, durante a infância, lembra que todos os anos, meu avô trazia os filhos para participar da celebração. Iam à missa e depois passavam no parque. “Os parques não eram como os hoje. ‘Vinham vários parques. Cada local tinha um. Era uma festa muito bonita”, disse.

Foi em uma dessas festas que meu pai se apaixonou por ela. “Ele me presenteou com uma caixinha de uvas. ‘Depois disso, passou a frequentar a casa do meu pai. Até que casamos”,  revela. A revelação do episódio foi uma surpresa para os filhos que desconheciam essa parte da história do casal.

Anos depois, foi a vez de os filhos encontrar no parque um dos momentos mais marcantes e esperado ano. Juntávamos os amigos e passávamos a noite toda. Muitas conversas, paqueras, risadas, passeios nos brinquedos e, claro, saboreando as guloseimas tradicionais, como as inesquecíveis maçãs do amor.

Como uma verdadeira tradição, hoje, nosso sobrinho, neto da minha mãe, de sete aninhos, aproveita a festa e ainda se encanta com as atrações que fizeram a alegria dos seus pais, dos seus tios, dos seus avós.  

Ao invés de ficar nas ruas e praças do Centro, o parque fica concentrado no Parque Ceci Cunha, em uma área bem menor do que fora ocupada, em décadas anteriores. Na Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, estão concentradas as atividades religiosas, iniciadas neste sábado (23). O encerramento da Festa da Padroeira acontece no dia 2 de fevereiro, com a típica procissão.

Programação completa no site da Prefeitura de Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..