Nutricionista dá dicas para o consumo de tapioca de forma saudável e equilibrada.

10/01/2016 19:55 - Clau Soares
Por redação
Image

Você sabia que diabéticos não devem consumir tapioca? E que nem sempre ela auxilia no emagrecimento. Estas e mais informações acerca deste delicioso alimento estão na entrevista abaixo com a nutricionista Mirella Freire. Confira:

Blog da Clau Soares: O que é a tapioca?
Mirella Freire: Tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, produzida com a fécula extraída da mandioca também conhecida como goma da tapioca, goma seca ou polvilho. De lá pra cá, a tapioca manteve a sua importância na culinária brasileira, mas foi a moda das dietas sem glúten que a fez ganhar fama de aliada da boa forma.

Blog: Quais os valores nutricionais da tapioca?
MF: A tapioca possui também uma elevada concentração de carboidratos. Uma tapioca pequena, com 50 gramas, contém 43 gramas de carboidratos. Rica em carboidratos, a tapioca não tem glúten, sódio e não leva gordura nem no preparo. A tapioca é uma fonte de carboidrato de médio a alto índice glicêmico, ou seja, tem a capacidade de aumentar glicose de uma forma rápida no sangue. Pode ser indicada em processos de reeducação alimentar para perda de peso, porém, com quantidades adequadas para cada indivíduo.

Blog: Todo mundo pode consumi-la, inclusive diabéticos, portadores de gastrite, pessoas com sensibilidade ao glúten? Quem deve evitá-la?
MF: O produto é uma ótima opção na vida de pessoas celíacas, alérgicas a essa proteína, e também na de pessoas com intolerância a ela, como é o caso dos que sofrem de artrite, artroses, fibromialgia. O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado. Por isso, a tapioca não é indicada para diabéticos, pessoas com intolerância à glicose ou de forma aleatória achando que seria a melhor forma de perda de peso. Por isso a importância da individualidade metabólica cada pessoa é possui um metabolismo diferente com suas necessidades específicas. Ou seja, mais uma vez, tudo dependerá de cada caso!

Blog: Como reduzir este índice glicêmico?
MF: Uma dica é misturar à goma um pouco de linhaça dourada, chia, amaranto ou farelo de aveia porque, assim, a velocidade de transformação do carboidrato em açúcar pode ser reduzida.  Porém sempre é válido ressaltar que é necessária uma avaliação individual.

Blog: A tapioca realmente auxilia no processo de emagrecimento?
MF:
O que pesa na tapioca é o recheio e a quantidade de goma utilizada. Para o emagrecimento, isso é importante. Além disso, a avaliação individual irá garantir o melhor horário e necessidade de utilizar. Um pãozinho francês ou o pão integral já vêm em porções. Já com a tapioca, a generosidade da colher vai de acordo com o humor de cada um.
 
Blog: Qual seria o recheio ideal?
MF: A variedade de recheios é enorme e, por isso, esse é um prato fácil de incluir na alimentação e adaptá-lo ao seu paladar. Na hora de preparar a tapioca, preste atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como o frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana, canela e quinoa. A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. Basta substituir a massa tradicional de pizza por um disco de tapioca, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão. Uma boa opção seria usar a proteína no recheio e até comer castanhas logo depois da tapioca. Ou mesmo transformar a tapioca numa crepioca, misturando-a com ovo.
​ ​
​Blog: Quais as melhores sugestões de recheio para um consumo equilibrado?
MF: Evite recheios calóricos e ricos em açúcar ou gordura, como leite condensado e carnes gordurosas.

Algumas ideias de recheios:

1.    Queijo magro (cottage ou ricota de búfala) com rúcula e azeite de oliva.
2.    Geleia de morango sem açúcar com chia e coco.
3.    Banana assada com canela.
4.    Ovo mexido com tomate e orégano.
5.    Patê de atum ou sardinha caseiro com cenoura e beterraba.

Vale lembrar, por fim, que apesar da tapioca ser um alimento saudável e delicioso, ela deve ser consumida com moderação. Afinal, nada em excesso faz bem ao organismo!
 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..