Coaching: ferramenta que pode ajudar a alcançar metas para o novo ano

03/01/2016 21:04 - Clau Soares
Por redação
Image

Os primeiros dias do ano são sempre oportunos para definirmos as metas e como pretendemos concretizá-las. Apesar de toda a empolgação de janeiro, à medida que o ano avança, vamos perdendo o fôlego e, muitas vezes, aquele desejo deixa de ser uma prioridade. Ainda pior é quando chegamos ao final do ano sem ter avançado. Para barrar esse eterno ciclo, é necessário mudar as atitudes.

Descobrir seu próprio potencial e saber direcioná-lo para realizar o que deseja são importantes passos. Neste sentido, o trabalho de um bom coach pode ajudar decisivamente. “O coach (em tradução livre, treinador) acompanha o cliente no processo de desenvolvimento em áreas que ele tem dificuldade. ‘Mostra o caminho que ele deverá percorrer para descobrir habilidades, manter-se motivado e atingir seus objetivos”, explica a life coach Aparecida Brandão.

Com formação pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Aparecida Brandão descobriu no coaching uma forma de melhorar seu desempenho nas áreas pessoal e profissional. “Depois que fiz o curso de coaching e participei de sessões com um coach, melhorei bastante na área de relacionamento interpessoal que era um dos meus objetivos. Com isso, consigo ter um melhor desempenho à frente da empresa na qual atuo”, explica.

Ter consciência das suas habilidades e dificuldades é um dos passos mais importantes, bem como manter-se motivado durante todo o processo. Neste sentido, o coach fará o assessoramento aos clientes, em sessões de até uma hora, nas quais fará questionamentos e reflexões para que o cliente consiga mante o foco na meta estabelecida. “O coach tira um indivíduo da área de conforto”, frisa Aparecida Brandão.

Para quem costuma colecionar fracassos nos relacionamentos amorosos, com familiares, amigos, colegas de trabalho, ou costuma desistir de continuar em busca de uma realização ou simplesmente não consegue, apesar dos esforços empregados, ter a ajuda profissional de um coach pode ser uma boa estratégia.

Nas empresas e na vida pessoal

O processo de coaching surgiu nos Estados Unidos e hoje tem sido destaque em todo o mundo. As empresas têm investido bastante na ferramenta a fim de manter o crescimento, através do Executive ou Business Coaching. Nos EUA, mais de 90% das empresas usam esta ferramenta. A área também está crescendo no ramo do Life Coaching, na qual os indivíduos são orientados para a conquista dos objetivos.

 

                                  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..