A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas,AL, Arísia Barros , participou, nesta quinta-feira (10-12), da palestra "Artista Negros: Personagens e Estereótipos",parte integrante do 1º Seminário Internacional Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada.
A referente palestra foi protagonizada pela escritora, Ana Maria Gonçalves e contou com a mediação de Aldri Anunciação.
O 1º Seminário Internacional Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada aconteceu de 02 a 10 de dezembro, no Teatro Dulcina, Rio de Janeiro.
Segundo Aldri Anunciação, coordenador geral da atividade: “O objetivo principal do Seminário Internacional, como investigação dramatúrgica, é o encontro. Encontro de melaninas (brandas, suaves ou acentuadas) para que a partir daí, possamos construir uma cena (e um mundo) cada vez melhor!”
Na palestra “Artista Negros: Personagens e Estereótipos” foram discutidos temas referencias como a simbologia do olhar branco sobre o ser pret@, e a representação de pret@s na dramaturgia brasileira: arquétipos e estereótipos.
Ao ter acesso a palavra, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, destacou a necessidade da dramaturgia brasileira assumir o discurso do ser pret@ em palcos diversos, com o objetivo de mobilizar, a partir de trajetórias cênicas, o discurso social para problematizar o genocídio da juventude negra, ressaltando, ainda, o silenciamento dos intelectuais diante da sistemática , institucionalizada e recorrente prática genocida.
A participação da representação de Alagoas só foi possível graças ao apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.