Em reunião acontecida, na terça-feira,(17/11), o deputado Ronaldo Medeiros e  a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros discutiram diversos aspectos  sobre a realidade do  povo preto, em Alagoas.

Segundo  o parlamentar os quilombos em Alagoas  são  mais pobres do que alguns países do Continente Africano e citou a questão da água de poço, que em alguns quilombos servem para matar a sede dos animais e dos homens.

 Ronaldo, ainda  acrescentou que  não entende  como se gasta tantos  recursos  com shows, para celebrar o mês da  Consciência Negra,  quando   ainda há tanto por fazer para a população preta, em Alagoas.

Outra pauta da reunião foi a  Audiência Pública: Os Caminhos das Políticas Negras, em Alagoas, que acontece às 09 horas, na Assembléia Legislativa/Maceió/AL, na segunda-feira, dia 23 de novembro.

Na ocasião a coordenadora apresentou a versão preliminar do Projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e o parlamentar louvou a iniciativa da elaboração do projeto de lei.

Projeto este elaborado pela equipe da SEFAZ, coordenada pela técnica  Renata Santos.

No término da reunião, o parlamentar se colocou a disposição para uma discussão mais acurada sobre as políticas públicas de combate ao racismo.

A ação do Fundo Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial é a primeira grande convergência da sociedade civil e do governo  e traz o ineditismo de  transformar Alagoas, no primeiro estado no Brasil a lançar lei desse teor.