Ígbà-Ubuntu apresenta sua programação.
Com uma programação orientada pelo princípio da diversidade, o Ígbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade”, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, tem o objetivo de ser um palco privilegiado, oferecendo diálogos críticos e interpeladores, possibilitando aprendizados e trocas de experiência na ótica da consciência afro coletiva, a partir da filosofia Ubuntu que afirma: A minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade.
A realização do Ígbà-Ubuntu, que acontece dia 21 de novembro como parte integrante da programação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma ação da Editora da Universidade Federal de Alagoa, conta com a parceria da Editora da Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias, Universidade Estadual de Ciências da Saúde, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Comunicação, Gabinete Civil, Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado da Fazenda, do Governo do Estado de Alagoas
Teremos Rodas de Conversas, diálogos, intervenções a partir dos olhares de intelectuais, militantes negr@s, ativistas, artistas, consulesa.
Humanidades que falam sobre negritude do lugar que ocupam. Seja na periferia ou na hierarquia
As inscrições são gratuitas e limitadas. Para se inscrever, interessad@s devem enviar nome, instituição, celular e endereço para o e-mail: raizesdeafrica@gmail.com.
O Seminário terá certificado de 10h.
Programação
8h às 9h- Recepção aos participantes e credenciamento
10h- Interpretação do Hino à Negritude
Alun@s da Escola Paulo Bandeira ( Maceió)
Execução do Hino de Alagoas
10h-Composição da mesa de autoridades
10h30- Mesa de Conversa:
Menstruando palavras, parindo poesias, e ou/ autorrealização femininas e a multiplicidade de movimentos na poesia de Elisa Lucinda.
Conversadeira: Elisa Lucinda- poetisa, jornalista, cantora e atriz. É considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira.
11h30- Debate Ampliado
14h- Mesa de Conversa II-
Senhoras Negras: Os desenredos do racismo que segrega e inferioriza o feminismo das pretas.
Conversadeira: Alexandra Lhoras-Formada em ciências políticas, com mestrado na tradicional faculdade francesa Sciences Po, em Paris, Alexandra foi apresentadora de TV durante sete anos. É Consulesa da França, em São Paulo.
15h- Conversa de Lançamento:
Enfrentamento ao Racismo, Vozes Negras dos Quilombos, Consciência Negra e eu, com isso? E ou/ Quando Me Descobri Negra- Sobre Identidade Negra e Feminina
Conversadeira: Bianca Santana- Jornalista e professora da Faculdade Cásper Libero. Mestra em educação pela Universidade de São Paulo. Militante feminista e de movimentos de educação. Blogueira do Huffington Post. Autora de artigos acadêmicos e materiais didáticos, estreia na literatura com a coletânea “Quando me descobri negra” (SESI-SP Editora- SP).
16h- O racismo científico e construção de estereótipos negativos em relação aos povos africanos e seus descendentes.
Conversador: Mário Lisbôa Theodoro- Doutor em Economia pela Université Paris I - Sorbonne; é Pesquisador Associado ligado ao Mestrado em Política Social da UnBA
1ª- A Tecnologia como sinônimo de inclusão e transformação social.
Conversadeira: Emília Maria Silva Ribeiro Curi
Secretária Executiva-Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
17h- Debate Ampliado
18h- Encerramento
Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade”
Dia: 21 de Novembro
Local: Sala Jatiúca-Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso-Jaraguá, Maceió,AL
Horário: 08 às 18h
Certificação: 10h