O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou a prorrogação da permanência de militares da Força Nacional em Alagoas. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União.
A autorização atende a um pedido, feito por meio de ofício, do governador Renan Filho para que os policiais permanecessem em Alagoas para dar prosseguimento à Operação Jaraguá. A operação foi deflagrada em 2011 e tem como objetivo realizar abordagens e policiamento de saturação. Hoje, segundo dados da Agência Alagoas, são 291 integrantes da Força Nacional atuando em Alagoas, entre policiais militares, bombeiros e da policia judiciária.
Segundo o decreto publicado hoje, a Foça Nacional de Segurança Pública permanece em Alagoas por mais 90 dias, a contar da data da publicação do decreto e os policiais ficam autorizados a realizar ações de segurança em atividades de policiamento ostensivo, polícia judiciária, perícia técnica e defesa civil, em conjunto com os órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública de Alagoas.
“A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do Ente Federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque denúncia e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência desta Portaria”, diz um dos trechos da portaria.










