O Grupo Comunicação e Democracia, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), pretende ouvir até o dia 07 de dezembro, jornalistas de todo o País sobre liberdade e informação.

O questionário com 50 perguntas está sendo aplicado em todo Brasil por meio de formulário online: http://www.questionarios.ufpr.br/index.php/133733/lang-pt-BR.

Em 2013, uma pesquisa semelhante ouviu 277 jornalistas paranaenses e revelou que grande parte dos profissionais está sujeito a pressões comerciais e políticas nas redações e tende a se submeter a infrações éticas a fim de preservar as relações de trabalho e o próprio emprego;

Vamos a alguns números...

De acordo com os resultados, 74,3% realizou pauta “recomendada” (instrução para escrever reportagem de acordo com interesses da direção do veículo) e ao menos 70% já se autocensurou, ou seja, deixou de publicar determinado assunto prevendo o corte.

Será diferente o panorama em todo o Brasil?

Seja como for, em tempos de redes sociais, a censura é algo cada vez mais “analógico”. Quanto aos jornalistas, eles sempre souberam combatê-la com uma receita simples: se não pode dar a informação, passe adiante. Há sempre alguém que pode.