Os proprietários de apartamentos no Residencial Ametista V, na Ponta Verde, conseguiram uma importante vitória na Justiça, onde juiz da 5ª vara Cível de Maceió, Orlando Rocha Filho, concedeu liminar que já transitou em julgado à Associação dos Proprietários dos Apartamentos do Residencial Ametista V, destituindo a Falcão Construções e Incorporações da condição de incorporadora do empreendimento transferindo todo o patrimônio para a citada associação.

Na prática, significou que os proprietários – que pagaram por apartamentos na planta e, dez anos depois da incorporação, não receberam as unidades – tomaram para si o imóvel e concluíram nessa quinta-feira (22), após 42 meses de aporte financeiro o citado empreendimento.

Em sua decisão, o magistrado determinou que a incorporação do residencial fosse transferida para a Associação dos Proprietários Ametista V, e que a destituição da Falcão fosse anotada no Cartório de Registro de Imóveis, abrindo-se um novo registro e matrícula, averbando a associação como incorporadora do empreendimento. A decisão foi comunicada imediatamente ao CREA AL, Prefeitura de Maceió, Eletrobrás Distribuição Alagoas e Casal, para que os projetos aprovados ou arquivados em nome da Falcão tivessem a titularidade substituída pelo da Associação dos Proprietários dos Apartamentos do Residencial Ametista V.

O Residencial Ametista V possui 122 apartamentos -tTipo quarto e sala e cobertura duplex. Todos eles foram concluídos com recursos próprios dos associados que com muito sacrifício e união aportaram recursos durante 41 meses. Atualmente o Residencial Ametista V é o único empreendimento dos seis existentes da falida Construtora Falcão a finalizar um empreendimento e entregar para a sociedade todas as unidades construídas e prontas para morar.

A Associação dos Proprietários do Residencial Ametista V foi a pioneira no Estado de Alagoas a destituir uma construtora em pleno funcionamento e foi a primeira a entregar o empreendimento pronto para morar para seus associados que participaram ativamente durante 41 meses de todo o processo construtivo.

Os associados após a compra realizada em 2006 e após a retomada do empreendimento investiram cerca de R$ 41.000,00 (quarenta e um mil reais) e hoje desfrutam de suas unidades entregues que podem chegar dependendo do tipo de apartamento a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). Foi uma vitória de todos aqueles que acreditaram no poder associativo e uma grande demonstração de força para toda a sociedade.

A Associação dos Proprietários do Residencial Ametista V é um exemplo de organização sem fins lucrativos que beneficiou cerca de 120 famílias a realizar o sonho da casa própria. Na atual crise financeira e em meio a maior tragédia do setor imobiliário do Estado de Alagoas ao menos uma história teve final feliz e serve de estimulo a outros que estão na mesma situação. Os membros da Associação a frente são: Antonio de Padua C. V. Cavalcante Ludmilla Vieira Neves Cláudia Cristina de Melo Pereira Jussara Jatobá Flívio Mascarenhas (Plano A Engenharia) Josan Leite Pereira Barros (Pereira Barros Engenharia).