Se havia alguma dúvida com relação à popularidade e à aprovação da gestão do prefeito Rui Palmeira junto com a população de Maceió, esta dúvida veio abaixo com a divulgação nesta sexta-feira (23) da pesquisa feita pelo Instituto Paraná, empresa especializada em pesquisa política, de opinião e de mercado, a pedido do site nacional Diário do Poder.
A pesquisa mostra que a administração do prefeito Rui Palmeira está muito bem avaliada pela população de Maceió. Os números da pesquisa apontam que 64,4%, quase 65%, dos maceioenses aprovaram a administração da atual gestão. Segundo texto publicado no site Diário do Poder pertencente ao jornalista Cláudio Humberto (um dos mais renomados do país), o Instituto Paraná ouviu 624 pessoas de Maceió entre os dias 17 e 19 deste mês. A margem de erro é de 4% para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.
“A popularidade é importante, porém mais importante ainda é a credibilidade, é dialogar com a população, é realizar sem mentir, sendo honesto e decente. A população reconhece isso, sabe desta conversa franca. Estamos enfrentando esta crise financeira nacional de cabeça erguida e realizando ações nos 50 bairros de Maceió. Minha determinação e levar benefícios para toda a cidade. É claro que há muito há fazer, mas no lugar de estarmos nos lamentando, estamos trabalhando, lutando, buscando e trazendo melhorias para cidade” afirmou Rui Palmeira ao Cada Minuto na manhã desta sexta-feira.
A alta aprovação do prefeito de Maceió pela população, mesmo diante da grave crise econômica nacional e da queda dos repasses federais para as prefeituras, tem explicações. Primeiro, a partir do segundo ano da gestão, Rui Palmeira intensificou as pequenas e médias ações nos 50 bairros de Maceió, em especial na periferia. Bairros antes abandonados, especialmente na parte alta de Maceió, ganharam melhorias como reforma de terminais de ônibus, recapeamento de ruas e construção ou reforma de praças.
“No José Tenório estamos construindo uma praça grande, ofertando um espaço de convívio para a sociedade. No Colina dos Eucaliptos estamos reformando a praça e em Ipioca estamos com ação semelhante, além da Praça da Faculdade e de outras. A maioria dos terminais de ônibus foi reformada, ofertando condição digna para o cidadão pegar seu ônibus. Já recapeamos e asfaltamos com drenagem centenas de ruas. Vamos fazer ainda mais” afirma Palmeira.
Em segundo lugar, o prefeito deu visibilidade às grandes ações e obras de sua administração, como a construção da avenida Josepha de Mello, que liga o Barro Duro à Cruz das Almas, e da Via Litorânea Pontes de Miranda, uma “nova orla” que liga em definitivo os bairros de Cruz das Almas à Jacarecica e era uma reivindicação histórica da capital.
Duas outras ações emblemáticas da gestão contaram “pontos” na aprovação do prefeito: a remoção pacífica da antiga Favela de Jaraguá, que mesmo com críticas de movimentos sociais foi amplamente aprovada pela população, e a realização histórica da licitação dos ônibus da capital. Na próxima semana a Prefeitura deve divulgar o resultado da primeira etapa da licitação dos ônibus.
“A licitação dos ônibus vai trazer um benefício enorme com a integração do transporte e novos ônibus. Nossa equipe enfrentou diversos obstáculos, mas não se rendeu e levou adiante nossa determinação. Queremos o mais rápido possível concluir este processo e, finalmente, realizar esta grande ação em Maceió e poder dar a cidade um transporte público de melhor qualidade” disse Rui Palmeira.
Presença nos bairros
Além dos investimentos em educação com reformas de inúmeras escolas e em saúde com reformas de postos na periferia, Rui Palmeira cumpre uma rigorosa rotina de visita aos bairros. Sempre pontual, no começo da manhã, o prefeito vai em pessoa vistoriar obras, assinar ordens de serviço e acompanhar trabalhos das mais de 24 secretarias municipais.
Quando a ação é a noite, como vistoria de ações de iluminação, Palmeira também se faz presente. Chama a atenção nas agendas externas do prefeito o fato de Palmeira dispensar a presença de uma “legião” de secretários e assessores. Rui escala para suas diárias visitas aos bairros somente o secretário da pasta responsável pelo serviço, um ou dois assessores diretos e a equipe de comunicação.
Com esta equipe “reduzida”, o prefeito acredita ganhar mais tempo para estar ao lado das inúmeras lideranças de bairro, que participam dos atos e conversam diretamente com o prefeito, sem intermediários. Este contato direto é uma orientação do próprio prefeito.










