Suplementos alimentares devem ser consumidos sob orientação de nutricionista

19/10/2015 10:49 - Clau Soares
Por redação
Image

Os suplementos alimentares viraram uma febre, principalmente, entre as pessoas que praticam exercícios físicos. No entanto, é importante prestar atenção ao que está sendo consumido, uma vez que tais produtos podem trazer prejuízos à saúde. Em entrevista para o blog, a nutricionista Mirella Freire explica o que são e em quais circunstâncias eles podem ajudar ou prejudicar a saúde dos consumidores. Confira:

Blog da Clau Soares: O que são esses suplementos? São alimentos ou remédios?
Mirella Freire: Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não são consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Não são remédios.

Blog: Quem pode consumir esses produtos?
MF: Os suplementos são indicados para indivíduos com necessidades nutricionais específicas em decorrência de exercícios físicos ou de alguma patologia associada. Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada é suficiente para atender as necessidades nutricionais, apenas em situações específicas alguns atletas ou pessoas com algum tipo de doença específica necessitam de suplementação, conforme orientação de nutricionista.

​Blog: É preciso orientação nutricional para consumi-los?
MF: Sim. O nutricionista avaliará suas necessidades energéticas e indicará, caso necessário, o suplemento específico. O produto, porém, não deve ser confundido com anabolizantes (que são hormônios que causam graves consequências para o organismo), nem com medicamentos. Eles são extraídos de alimentos. O corpo sabe o que fazer com seus nutrientes. É diferente de um remédio.

Blog: Quais são os riscos no consumo de suplementos por conta própria?
MF: Quando tomados sem necessidade ou em excesso, os suplementos podem causar diversos problemas, principalmente aos metabolismos ósseo, renal e hepático. Fígado e rins podem ser prejudicados quando o consumo é feito em altas doses. Espinhas e flatulências também podem aparecer, mas isso depende da tolerância de cada pessoa a determinado produto. Pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desses produtos após avaliação criteriosa de um nutricionista.

Blog: Que conselho você daria a alguém que pensa em comprá-los, sem orientação?
MF: Quem está interessado em usar suplementos alimentares deve procurar um nutricionista. Eles têm proporcionado bons resultados no ganho de massa muscular e na perda de peso, mas precisam ser ingeridos na dose certa para não causar efeitos colaterais. O certo é que o uso de suplementos deve ser de forma individualizada. Nunca se deve fazer uso deles por indicação própria ou de amigos, porque não há uma pessoa que tenha as mesmas necessidades nutricionais que outra. Outra dica importante é adquirir apenas os que são regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..