Durante a Operação Brasil Integrado, inciada na quarta-feira (07) e concluída na manhã dessa sexta-feira (09), uma força tarefa da Segurança Pública de Alagoas conseguiu apreender armas, droga e veículos roubados. 

Todas as unidades das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária Federalestiveram mobilizadas na capital e no interior para somar com os demais estados nordestinos os números do combate aos crimes violentos. 

Alagoas cumpriu nesse período 28 mandados de busca e apreensão por homicídios, nove mandados de prisão pelo mesmo tipo de crime; foram registrados mais 12 autos de prisão por crimes diversos. Uma pessoa foi presa em flagrante por homicídio, cumpridos dois mandados de prisão de acusados de assassinato e presas 15 pessoas apontadas em outros tipos de ações criminosas. Nessa mesma condição e por outras acusações, mais oito foram presos.

 Em relação  a armas de fogo, os agentes da Segurança Pública tiraram de circulação dez revólveres, uma pistola, um rifle, duas espingardas além de muitas munições de diversos calibres.  Numa operação desencadeada nessa quinta-feira - com suporte do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público, e o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública -, uma quadrilha de roubo de carros de luxo foi desarticulada e 14 veículos, entre eles Lander Rover e Clobat, foram apreendidos. Quase R$ 40 mil (em espécie e cheques) foram encontrados com o bando.

 Para a operação específica, a Polícia Militar mobilizou 65 homens e mulheres, contando com unidades especializadas; a Civil atuou com 28 e a Polícia Rodoviária Federal com 12. O fechamento da Operação Brasil ocorreu no início desta manhã e, seguindo  normas do Ministério da Justiça, nenhuma informação a respeito das prisões e apreensões foram divulgadas em tempo real. Para isso, o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública subtraiu do relatório externo de ocorrências (o enviado à mídia) algumas ocorrências, ressaltando que todas foram contabilizadas para controle interno do Núcleo de Estatística e Análise Criminal e apresentadas à cúpula, diariamente.

 Esta é a segunda operação integrada promovida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em 2015, seguindo um cronograma que prevê mais duas até dezembro.

 “Estaremos sempre dispostos a contribuir. Temos a nossa integração particular, local, mas, essa do Nordeste é de grande importância para fortalecer o combate à violência na região”, afirma o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.