A data para o I Encontro Sobre Culturas Negras dos Municípios Alagoas ,que aconteceria dia 09 de outubro, mudou para o dia 23 de outubro.
O motivo da mudança foi um e-mail-solicitação do representante do Governo Federal que ministrará a palestra/oficina para o público presente, no Culturas Negras
Marcos Willie nos informou que: “Em despacho com o Secretário Executivo agora a pouco, embora este reconheça a importância do evento, a autorização de viagem e a consequente participação deste Ministério não poderá ocorrer para o dia 9/10/2015, em função de que o sistema de passagens e diárias do Governo Federal está exigindo um prazo de 10 (dez) dias anteriores ao evento para a solicitação ser processada.
Embora tenhamos recebido o convite em 21/9, estávamos impossibilitados de solicitar a viagem em função das mudanças advindas da reforma administrativa que seria anunciada pela senhora Presidenta. Assim, consulto você sobre a possibilidade de realização deste evento em outra data, posterior, que nos permita solicitar a viagem com 10 (dez) dias de antecedência. Se isso for possível, o Secretário Executivo autorizará a ida de representante.
Espero contar com a sua compreensão. Sei das articulações já realizadas, mas não tínhamos como definir nada antes da reforma. E agora estamos com esse impedimento no sistema. Aguardarei seu retorno para saber se será possível a realização em outra data.”
O Culturas Negras dos Municípios Alagoanos, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, traz como proposta o intercâmbio e as possibilidades de diálogo entre as culturas negras dos municípios alagoanos, apoiada nos saberes e na participação qualificada de gestor@s políticos e culturais/regionais.
É a busca da formação de rede de gestor@s municipais, como possibilidade para uma substancial contribuição visando o conhecimento e reconhecimento dos fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos para a afirmação dos traços significativos das culturas de base africana.
O Encontro, que trará especialistas no tema terá rodas de conversa para contextualização da realidade local, elaboração de propostas visando ações integradas, oficinas para captação de recursos, etc.
Além, cada município poderá apresentar um pôster ( 90 x1.20) sobre a manifestação cultural referenciada de sua cidade.
Os pôsteres serão expostos no Auditório Aqualtune ( dia 23/10) ao longo do Encontro e dia 21/11 no Centro de Convenções, como parte integrante da Bienal Internacional do Livro.
A participação é gratuita e, para que seja expedido o certificado é necessária o envio de dados: nome, instituição, celular por meio do e-mail raizesdeafricas@gmail.com,com mais informações pelos telefones (82)8827/3256/3231-4201
A programação será disponibilizada nos próximos dias
O Culturas Negras é parte integrante da II etapa do VI edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta: O Silêncio Plural Sobre o Racismo no Brasil, ocorrido no mês de agosto, no Senado Federal,em Brasília.
Dia: 23 de outubro 2015
Certificação: 8h
Local: Auditório Aqualtune- Palácio República dos Palmares
Inscrições: Enviar e-mail para raizesdeafricas@gmail.com
Informações: (82)8827/3656/3231-4201