O Hospital Geral do Estado é alvo de novas de novas denúncias de irregularidades. O Conselho Regional de Enfermagem fez uma fiscalização de uma semana na unidade hospitalar e apontou vários pontos irregulares, não apenas na área da enfermagem, mas na estrutura de trabalho e atendimento ao público e pede mudanças imediatas no local.

Após o período de fiscalização a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Zandra Candiotti, e a coordenadora do setor de fiscalização do Coren-AL, Denise Leão,  estiveram em reunião na última segunda-feira, com a secretaria de saúde e a diretora do HGE, para entregar o relatório de avaliação e um termo de notificação.

O Coren se mobilizou a promover a fiscalização no HGE, justamente por ter recebido uma série de denúncias de pacientes e acompanhantes. As irregularidades  encontradas subsidiam o termo de notificação que determina o cumprimento de exigências cujos prazos oscilam de imediato a 30 dias.

 Além de aspectos específicos da Enfermagem , o relatório descreve condições de trabalho e características institucionais que comprometem sobremaneira a assistência a população.  Por outro lado, o processo fiscalizatório originou Processos Éticos que tramitam em caráter sigiloso e que também fazem parte da cumprimento das funções do Conselho. 

A presidente do Coren, Zandra Candiotti, explica que as providências estão sendo tomadas para que as irregularidades identificadas sejam solucionadas. “Após leitura do documento, iremos nos reunir novamente no dia 5 de Novembro para discutir ações e estabelecer prioridades.  Esse momento deve ser visto como mais uma ação do Conselho Regional  em busca de melhoria da qualidade do trabalho em Enfermagem” esclarece Zandra.

A presidente ressalta ainda que a partir dessa notificação, o relatório também será encaminhado para as entidades de classe e os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.  

Ainda nesta quarta-feira, o Coren irá tornar público o relatório apresentado às autoridades. No documento, estarão detalhadas todas as irregularidades encontradas na unidade.

*Com informações Ascom/Coren