Durante os meses de janeiro e setembro de 2014 e 2015, as operações realizadas pelo Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), em Maceió, obtiveram um crescimento significativo de mais de 400%, passando de 6.586 para 27.435. Autos de Infrações de Trânsito (AITs) lidera o maior número, passaram de 5.429 para 24.375 casos, logo em seguida, vem os veículos removidos, CNHs, embriaguez ao volante e recusas dos testes, e por último, armas apreendidas.
De acordo com o Major Felipe, subcomandante do BPTran, esse número expressivo é o resultado de trabalhos diários que o Batalhão realiza e da confiança depositada pela Polícia Militar.
“Nós temos um cronograma específico de trabalho para poder abranger melhor toda a cidade. As operações agora são mais intensas, temos pelo menos uma por dia. Estamos mostrando que o BPTran não fiscaliza apenas o trânsito, o BPTran fiscaliza o trânsito combatendo o crime” ressaltou.
A pesquisa do Batalhão de Trânsito demonstra ainda que em comparação aos últimos dois anos, o mês de setembro foi o que apresentou o maior número de carteiras recolhidas, com 275 casos de embriaguez ao volante ou recusa do teste do bafômetro. Em agosto, o aumento considerável foi nas Infrações de trânsito. E em blitz realizadas neste ano, o Batalhão aprrendeu 10 armas de fogo, enquanto em 2014 foram oito.
O major acrescenta que a perspectiva é que o número de crimes no trânsito diminua e que isso será possível com uma ação integrada de toda equipe. “Eu, como Major, estou sempre que possível presente nas operações. Sinto a necessidade de acompanhar as autuações e saber de perto o que está acontecendo. Tenho como exemplo o nosso Secretário de Segurança, Alfredo Gaspar, que não se limita em seu trabalho” concluiu.
*Colaboradora










