O que vi em Brasília

04/10/2015 19:53 - Clau Soares
Por redação
Image

Ao mesmo tempo em que diariamente temos notícias do que nossos representantes políticos têm feito, em Brasília, capital federal do Brasil, sentimos um distanciamento desta impressionante cidade. Com a finalidade de “sentir” como funcionam os principais órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário do País, uma comitiva de estudantes da Universidade Estadual de Alagoas, a qual tive o prazer de compor, saiu rumo ao Planalto Central para ver de perto toda a magnitude desta cidade.

Apesar de ainda estar no quarto período de curso (decidi fazer direito para complementar minha formação universitária em jornalismo), fiquei seduzida pela proposta de trabalho extraclasse do professor da disciplina Direito Constitucional, Jádney Aragão. Desde o começo do ano, começaram os preparativos: levantar o número de estudantes interessados, reservar passagens, hotel, fazer roteiros, marcar as visitas aos órgãos, orientar o comportamento e a forma de se vestir para entrar nos locais oficiais.

O grupo, com 17 pessoas, viajou em uma quarta-feira (dia 23 de setembro) e retornou dois dias depois. Em Brasília, estivemos no Memorial JK, que possui um acervo gigante acerca do fundador da Capital Federal, Juscelino Kubitschek, como homem público e privado. Lá, estão os restos mortais do ex-Presidente da República, além de diversos objetos que a ele e à sua esposa, Sarah Kubtschek, pertenceram.

Passamos ainda pelo Congresso Nacional onde pudemos conferir a estrutura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O dia mais marcante, sem dúvidas, foi o da visita ao Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Poder Judiciário, onde estão os nomes mais expressivos (e poderosos) da área jurídica. O STF é simplesmente o guardião da Constituição Federal, nossa mais importante lei.

 A viagem foi concluída com visita a pontos turísticos, mas não menos importantes, uma vez que lá estão as marcas do grande arquiteto Oscar Niemeyer – que projetou quase todos os prédios públicos. A Catedral Metropolitana, a Ponte JK, o Palácio da Alvorada – casa oficial do presidente da República encantam os olhos e o coração, sem falar da sensação de que a inteligência humana não tem limites de tão bela que é a arquitetura e complexa a engenharia utilizadas nas edificações.

Apesar do forte calor, do ar seco (ainda assim, todos vestem terno por lá), foi compensador estar em uma ponto geográfico tão relevante do País e poder aprender um pouco acerca da diversidade do Brasil.  Espero que gostem do registro fotográfico. 

Mais imagens em: www.blogdaclausoares.com.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..