Na manhã da terça-feira, 29/09, a secretária executiva do gabinete do prefeito, Adriana Toledo, recebeu em reunião, Sara Lessa, coordenadora de Políticas para a Juventude, na Secretaria Municipal de Assistência Social/Maceió, e a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.
A proposta do diálogo foi traçar caminhos no sentido de garantir a mobilização e participação popular, preferencialmente jovens de 15 a 29 anos, na 3ª Conferência Municipal da Juventude.
Na pauta de discussão um dos pontos mais enfocados foi a necessidade de mobilização dos diferentes protagonistas da juventude maceioense, como também estabelecer formas de ação e diálogo entre a sociedade civil e o poder público.
“É importante atuar conjuntamente, na construção da conferência. E apesar do tempo exíguo, a Prefeitura de Maceió eividará esforços para que os jovens de Maceió tenham vez e voz, em suas propostas políticas"- alerta Adriana.
Na avaliação de Arísia Barros, estabelecer uma relação com o poder público é fundamental. “A máquina estatal precisa entender que política pública só acontece, quando existe espaços amplos de escuta da população, em sua diversidade”.
Sara Lessa enfatizou que: “A participação é um exercício e aprendizado constante” e acrescentou que: “A mobilização de jovens moradores de rua, vitimas da exclusão social, nas Conferências é uma maneira de provocar mudanças na política da juventude país."
Outros encaminhamentos foram feitos para elaboração da programação da 3ª Conferência Municipal da Juventude, de Maceió, que acontece dia 07 de outubro, das 8 às 18h, em auditório no Estádio Rei Pelé, bairro do Trapiche.
A entrada é franqueada ao público.