O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, comentaram nesta quinta-feira (01) os dados divulgados ontem no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontavam Maceió como a segunda capital que registrou mais mortes por 100 mil habitantes em 2014. Ambos afirmaram que os números registrados nos últimos meses apontam para redução nos índices de homicídios na capital.
Os registros do 9º Anuário apontam que Maceió registrou no ano passado 69,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. Fortaleza, apontada como a líder do ranking, registrou uma taxa de 77,3 mortes para cada 100 mil habitantes.
De acordo com o anuário, houve 15.932 mortes decorrentes de crimes violentos intencionais (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios) nas 27 capitais no ano passado – o que equivale a uma vítima a cada 30 minutos aproximadamente.
Renan Filho disse que o mês de agosto apresentou a maior redução no número de mortes desde que os dados começaram a ser contabilizados. “Esse mês foram registrados 125 homicídios em todo o estado. É uma redução histórica de 2012 para cá, quando teve início esta contagem”, comentou.
O secretário Alfredo Gaspar reforçou a redução de homicídios e disse que os números do último mês representa a maior redução e comparou com os dados registrados em janeiro, quando o Renan assumiu o governo, quando teve 208 homicídios. "Estamos caminhando a passos largos para alcançar uma maior redução", disse Alfredo.
Armamentos para a polícia
Em solenidade realizada na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, o governador entregou 31 novos veículos. O batalhão da Radiopatrulha recebeu 16 novos veículos de modelo S-10. Outros 15 serão destinados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Polícia Civil e Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).
As Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros receberam armamentos e equipamentos. A entrega é garantida por meio de recursos próprios do Governo de Alagoas e do Governo Federal, via Ministério da Justiça.









