A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, anunciou, nesta sexta-feira (11), a reforma do Hospital Antenor Serpa, situado em Delmiro Gouveia, além da construção de um Centro de Especialidades e Diagnóstico. A boa notícia, que vai beneficiar os moradores de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas, foi divulgada durante a Oficina de Pactuação da Regionalização dos Serviços de Saúde da X Região.
Segundo informou a gestora da saúde estadual, com a reforma do Hospital de Delmiro Gouveia, o número de leitos passará para 118 e a unidade será referência para atender 151.869 pessoas. Já o Centro de Especialidades e Diagnósticos, irá possibilitar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a consultas especialidades e exames de diagnóstico.
Ainda durante a oficina, também foram pactuados serviços voltados para melhoria da Média e Alta Complexidade e da Atenção Básica. Isso porque, segundo Rozangela Wyszomirska, “a saúde na X Região possui carências na Atenção Primária, como podem ser comprovadas nas internações devido à gastroenterite e diabetes, que podem ser controladas por meio do PSF [Programa Saúde da Família]”, salientou.
Conclusão do Processo de Pactuação
A titular da pasta da saúde estadual informou que a conclusão da pactuação do Projeto de Regionalização dos Serviços de Saúde deve ocorrer ainda este mês. A aposta de Rozangela Wyszomirska se deve ao fato de sete das dez regiões de saúde já terem pactuado os serviços que serão incluídos no projeto de regionalização estadual.
Isso porque, além da X Região, os gestores municipais das II, III, IV, V, VIII e IX Regiões de Saúde já formalizaram acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), faltando apenas a I, VI e VIII.
“O balanço é positivo e temos a expectativa de concluirmos o processo de pactuação ainda este mês. Para isso realizamos oficinas de planejamento, ouvimos as demandas dos municípios e, neste momento, estamos retornando para, em parceria com os gestores municipais, acordarmos qual o perfil dos serviços que serão disponibilizados em cada uma das dez regiões de saúde”, salientou Wyszomirska.